segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Chávez desafia partidos opositores convocarem referendo revogatório

Caracas, 17 jan (Prensa Latina)


Desafio os partidos opositores venezuelanos a convocar a um referendo revogatório para ver se demonstram o expressado por eles de que meu gerenciamento não serve, assegurou hoje o presidente Hugo Chávez.



Se os partidos opositores insistem tanto em que Chávez não serve, o desafio a que convoquem um referendo revocatorio para que me tirem daqui, disse Chávez durante um Alô Presidente transmitido desde Cidade Mariche, estado Miranda.



Em seu julgamento, se os opositores propõe-se recolher assinaturas vão se dar conta de que o povo está com o governo.



Na Venezuela celebrou-se o 15 de agosto de 2004, um referendo presidencial para decidir a permanência de Chávez na chefia do Estado, cujos resultados foram a ratificação de seu governo constitucional.



Os resultados finais deram o triunfo ao "Não" (não revogar o mandato) com o 59,10 por cento (cinco milhões 800 mil 629 votos) em frente a um 40,64 por cento (três milhões 989 mil oito votos) da opção "Sim" (revogar o mandato).



Segundo a Constituição venezuelana, todos os cargos de eleição popular são revogáveis e decorrido a metade do período para o qual foi eleito o servidor público, um número não menor do 20 por cento dos eleitores inscritos na correspondente circunscrição poderá solicitar a convocação de um referendo para revogar seu mandato.



Durante o período para o qual foi eleito um servidor público não é possível fazer mais de uma solicitação de revogação de seu mandato.



asg/rsm

Nenhum comentário:

Postar um comentário