Caracas, 16 jan (Prensa Latina)
A Venezuela enviou nesta semana pessoal e recursos em resposta ao pedido de auxílio lançado pelo Haiti à comunidade internacional após o terremoto de magnitude 7,3 que deixou milhares de mortos e atingidos nessa nação caribenha.
Apenas algumas horas após o terremoto que nesta terça-feira destruiu 70% da capital, Porto Príncipe, um avião Hércules C-130 da Força Aérea transportou quase 50 membros da brigada anti-desastres Simón Bolívar e várias toneladas de medicamentos, alimentos e água potável.
Médicos, bombeiros e avaliadores de danos viajaram ao Haiti, acompanhados também de ferramentas para a busca e o resgate de vítimas.
Ontem, um segundo aparelho com 25 militares a bordo e 12 toneladas de ajuda humanitária reforçou a brigada avançada.
O primeiro contingente já realizou estimativas da situação no terreno, que considerou muito complexa pela quantidade de cadáveres e de escombros disseminados nas zonas devastadas pelo tremor.
De acordo com o diretor venezuelano de Proteção Civil, Luis Díaz, à ponte aérea se somará nas próximas horas um transporte marítimo, que permitirá levar centenas de toneladas de alimentos não perecíveis, água, medicamentos e maquinaria pesada para os trabalhos de reconstrução.
Ao respaldo dado pelo governo de Hugo Chávez ao Haiti, soma-se a solidariedade de muitos cidadãos, que têm respondido às campanhas públicas direcionadas ao recolhimento de donativos.
Para tal efeito, criaram-se pontos de recolhimento em universidades, unidades militares e meios de comunicação do país.
lac/wmr/cc
Criada em Goiás associação de solidariedade a Cuba
-
*Thaís Falone, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
Foto:Vinícius Schmidt Santos *
Por Sturt Silva
No último dia 23 de fevereiro, foi...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário