domingo, 17 de janeiro de 2010

Venezuela cria ponte humanitária com Haiti

Caracas, 16 jan (Prensa Latina)


A Venezuela enviou nesta semana pessoal e recursos em resposta ao pedido de auxílio lançado pelo Haiti à comunidade internacional após o terremoto de magnitude 7,3 que deixou milhares de mortos e atingidos nessa nação caribenha.



Apenas algumas horas após o terremoto que nesta terça-feira destruiu 70% da capital, Porto Príncipe, um avião Hércules C-130 da Força Aérea transportou quase 50 membros da brigada anti-desastres Simón Bolívar e várias toneladas de medicamentos, alimentos e água potável.



Médicos, bombeiros e avaliadores de danos viajaram ao Haiti, acompanhados também de ferramentas para a busca e o resgate de vítimas.



Ontem, um segundo aparelho com 25 militares a bordo e 12 toneladas de ajuda humanitária reforçou a brigada avançada.



O primeiro contingente já realizou estimativas da situação no terreno, que considerou muito complexa pela quantidade de cadáveres e de escombros disseminados nas zonas devastadas pelo tremor.



De acordo com o diretor venezuelano de Proteção Civil, Luis Díaz, à ponte aérea se somará nas próximas horas um transporte marítimo, que permitirá levar centenas de toneladas de alimentos não perecíveis, água, medicamentos e maquinaria pesada para os trabalhos de reconstrução.



Ao respaldo dado pelo governo de Hugo Chávez ao Haiti, soma-se a solidariedade de muitos cidadãos, que têm respondido às campanhas públicas direcionadas ao recolhimento de donativos.



Para tal efeito, criaram-se pontos de recolhimento em universidades, unidades militares e meios de comunicação do país.



lac/wmr/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário