domingo, 17 de janeiro de 2010

Presidente uruguaio eleito destaca agenda com Argentina

Montevidéu, 16 jan (Prensa Latina)


 O presidente uruguaio eleito, José Mujica, assinalou que o objetivo de uma recente viagem à Argentina era fixar uma agenda de temas que começará a ser discutida quando assumir o governo em 1º de março próximo.



Mujica, citado hoje pelo jornal La República, assinalou que o diálogo é o caminho para superar a diferença bilateral devido à instalação de uma papeleira em um rio limítrofe.



Segundo o jornal, insistiu em esperar a resolução do Tribunal Internacional de Justiça de Haia sobre este assunto.



A presidenta argentina, Cristina Fernández, recebeu na Casa Rosada neste quinta-feira ao futuro Chefe de Estado, que viajou acompanhado de sua esposa, a senadora Luzia Topolansky.



O foco do encontro foi estabelecer uma comissão negociadora que tratará diversos pontos vinculados à relação entre os dois países, a mudança energética e a navegabilidade dos rios Uruguai e da Prata, entre outros.



Mujica manifestou seu interesse por um encontro com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, com uma temática central baseada no apoio desse país ao setor de trens uruguaio, de acordo com a fonte.



O próximo governante do Uruguai na segunda administração do Frente Amplio, indicou que a transição para a mudança de governo é tempo ganho.



"Eu pelo menos trato de adiantar tempo, estou tratando de aproveitar as férias", comentou.



mgt/wap/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário