quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

EFEMÉRIDES DE CUBA E O MUNDO

CUBA

1831 - O POETA E PATRIOTA JOSÉ MARÍA HEREDIA É CONDENADO A MORTE

EM 20 DE JANEIRO 1831 O POETA E PATRIOTA JOSÉ MARÍA HEREDIA E OUTROS ESCRITORES SÃO CONDENADOS A PENA DE MORTE EM REBELDIA AO GOVERNO COLONIAL ESPANHOL. O POETA ALÉM DA CONDENAÇÃO A MORTE FOI-LHE CONFISCADO SEUS BENS, POR "CORRESPONDÊNCIA CRIMINOSA" NA CAUSA POR CONSPIRAÇÃO PARA A INDEPENDÊNCIA DE CUBA, DA GRANDE LEGIÃO DA ÁGUIA NEGRA, EM HAVANA. HEREDIA, INICIADOR EM CUBA DA TRADIÇÃO POÉTICA PATRIÓTICA E REVOLUCIONÁRIA, E QUEM SEGUNDO O PRÓCER DA INDEPENDÊNCIA JOSÉ MARTÍ "ACORDOU EM SUA ALMA A PAIXÃO INEXTINGUÍVEL PELA LIBERDADE", VIU-SE COMPLICADO, POR SUAS IDEIAS POLÍTICAS, NA CONSPIRAÇÃO DOS SOLES E RAYOS DE BOLÍVAR, QUANDO FOI DELATADA ESTA CONSPIRAÇÃO PELA INDEPENDÊNCIA. REFUGIADO EM UM LAR AMIGO, CONSEGUIU ESCAPAR PARA OS ESTADOS UNIDOS, SALVANDO ASSIM SUA VIDA. DO EXÍLIO CONTINUOU ALIMENTANDO SUAS ÂNSIAS LIBERTÁRIAS. NASCEU EM SANTIAGO DE CUBA EM 31 DE DEZEMBRO DE 1803 E MORREU NO MÉXICO EM 7 DE MAIO DE 1839.



CUBA

1959-CONSELHO DE MINISTROS APROVA A ESTRUTURA DOS SINDICATOS

EM 20 DE JANEIRO DE 1959 O CONSELHO DE MINISTROS APROVA A LEI 22, QUE NORMATIZA A ESTRUTURAÇÃO SINDICAL DEPOIS DE TROCAR A DIREÇÃO QUE RESPONDIA AO EX SECRETÁRIO GERAL DA ORGANIZAÇÃO OPERÁRIA, O CONTRA-REVOLUCIONÁRIO EUSEBIO MUJAL , E LEGALIZA O COMITÊ DE DIREÇÃO DA CONFEDERAÇÃO DE TRABALHADORES DE CUBA (CTC-REVOLUCIONÁRIA). TAMBÉM ESSA LEGISLAÇÃO PROPÕE A REPOSIÇÃO DOS TRABALHADORES DESLOCADOS POR MOTIVOS POLÍTICOS E SINDICAIS DESDE 10 DE MARÇO DE 1952 A31 DE DEZEMBRO DE 1958.

ARC/MGD/BJ



CUBA

1960 -CONSTITUIÇÃO DO SERVIÇO MEDICO SOCIAL RURAL

EM 20 DE JANEIRO DE 1960 CONSTITUI-SE O SERVIÇO MÉDICO SOCIAL RURAL EM VIRTUDE DA LEI 723, QUE PERMITIU LEVAR O SISTEMA DE SAÚDE AOS LUGARES MAIS LONGES DO PAÍS. NESTE MESMO DIA MUDA-SE O NOME AO MINISTÉRIO DE SALUBRIDADE E ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E PASSA A DENOMINAR-SE MINISTÉRIO DE SAÚDE PÚBLICA, E ESTABELECE-SE UMA NOVA ESTRUTURA NO MESMO.



CUBA

1961- DESMOBILIZAÇÃO DAS MILÍCIAS E PALAVRAS DE FIDEL DIANTE DA POSSE DE JOHN F. KENNEDY

EM 20 DE JANEIRO DE 1961 EM SEU DISCURSO COM MOTIVO DA DESMOBILIZAÇÃO DAS MILÍCIAS E COINCIDINDO COM A POSSE DO PRESIDENTE JOHN F. KENNEDY, O COMANDANTE EM CHEFE FIDEL CASTRO DECLARAVA: "QUE DIZER DIANTE DA PERSPECTIVA DE QUE TENHA PAZ PARA NOSSO PAÍS E PARA O MUNDO? BEM-VINDA SEJA ESSA OPORTUNIDADE E BEM-VINDA SEJA ESSA PAZ. E OXALÁ QUE NO GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS TRIUNFEM OS QUE SEJAM CAPAZES DE COMPREENDER A TREMENDA RESPONSABILIDADE QUE TÊM NO MUNDO. OXALÁ TENHAM FIRMEZA E TENHAM O VALOR DE FALAR COM HONRADEZ AO POVO DOS ESTADOS UNIDOS. OXALÁ COMPREENDAM QUE ESSE É O DEVER QUE TÊM POR DIANTE, E OXALÁ TENHAM SUCESSO SE ABRIGAM ESSE EMPENHO. "NÓS NOS ALEGRAMOS DE QUALQUER RETIFICAÇÃO"

ARC/MGD

Nenhum comentário:

Postar um comentário