terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Desolador panorama no Haiti, após uma semana do terremoto

Porto Príncipe, 19 jan (Prensa Latina)


Um panorama desolador de morte e destruição continua hoje no Haiti há uma semana do devastador terremoto que destroçou a capital, enquanto prossegue a em massa chegada de ajuda internacional.

Grupos de socorristas de mais de 20 países mantêm seu trabalho em busca de sobreviventes entre as ruínas da maioria das edificações da cidade, em um esforço vivo mais pela esperança que pelas possibilidades.

Centenas de médicos de Cuba, Brasil, Espanha, Estados Unidos e outras nações prosseguem também atendendo a um crescente número de feridos, apesar das precárias condições em que realizam seu trabalho.

O caos existente impede estabelecer um balanço aproximado da tragédia, mas alguns cálculos das autoridades presumem que a cifra de mortos pode atingir a dramática quantidade de 200 mil.

A situação obriga o enterro em valas comuns de cadáveres, sem registro algum, nos cemitérios e as redondezas da capital.

Servidores públicos do ministério de Saúde indicaram que o número de mortos pode chegar aos 250 mil, enquanto quase um milhão e meio de pessoas perderam suas moradias e muitos perambulam pelas ruas em busca de ajuda.

Enquanto, funcionários públicos das Nações Unidas temem que o desespero da população pelas carências de alimentos e água conduza à violência ou saques, estes últimos já frequentes.

A comunidade internacional mobilizou-se em massa para o envio de ajuda humanitária, mas sua distribuição tropeça com problemas organizativos e a destruição em massa da infra-estrutura da capital.

Em Roma, a diretora do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Josette Sheeran, estimou que são necessárias mais de 100 milhões de rações para as vítimas durante os próximos 30 dias.

Organismos multilaterais e representantes de numerosos países lembraram ontem em Santo Domingo da celebração de uma conferência internacional para a reconstrução do devastado Haiti.

A decisão foi confirmada na primeira reunião preparatória celebrada por iniciativa do presidente dominicano, Leonel Fernández, e que contou com a presença de seu homólogo haitiano, René Preval.

Na Declaração de Santo Domingo, Cúpula Unidos por um Melhor Futuro para Haiti, informa-se que a reunião será na República Dominicana e será convocada pela União Europeia, sem informar ainda a data de sua celebração.

Acrescenta "que terá como objetivo a elaboração de um Plano Estratégico para a Reconstrução de Haiti que, para além das ajudas de emergência, contribua para reforçar em meio e longo prazo a viabilidade e a estabilidade social, econômica e política do Haiti".

Um Comitê especial terá sob sua responsabilidade a preparação da Conferência e foi anunciada a celebração de outra reunião preparatória no próximo dia 25 no Canadá.

arc/rl/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário