sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Bolívia é eixo de libertação indígena, afirmou Rigoberta Menchú

La Paz, 21 jan (Prensa Latina)


O prêmio Nobel da Paz em 1992, a guatemalteca Rigoberta Menchú, considerou hoje o povo da Bolívia como artífice da emancipação indígena mundial, sob a guia de seu líder, o presidente Evo Morales.



"Os bolivianos indicam-nos a necessidade da liberdade dos povos originários", destacou Menchú, quem viajou a este país para participar na assunção constitucional de Morales para um segundo mandato, e em um encontro de movimentos sociais.



A reconhecida ativista de direitos humanos manifestou que na Bolívia se vive um "profundo processo revolucionário, que é o começo para a América Latina".



Para Menchú, a vitória de Morales nas eleições gerais de dezembro último "é uma referência extraordinária de auto-estima e de reconhecimento do setor indígena".



Comentou que um dos motivos de sua visita à nação andina-amazônica é acompanhar ao presidente na cerimônia étnica de investidura que se realizará hoje no centro arqueológico de Tiahuanaco e no ato oficial previsto para manhã na sede da Assembleia Legislativa Plurinacional.



rc/por/dcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário