sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

FAO chama a fomentar agricultura haitiana depois do terremoto

Porto Príncipe, 21 jan (Prensa Latina)


O desenvolvimento da produção agrícola será fundamental para ajudar o Haiti a recuperar os danos ocasionados pelo terremoto, considerou hoje a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).



"Enquanto está em curso a primeira fase da operação de resgate, as ajudas devem centrar-se de forma simultânea no apoio urgente à produção alimentar, à reabilitação agrícola e à reconstrução", disse o diretor da FAO, Jacques Diuf.



O abalo sísmico, registrado em 12 de janeiro, afetou a capital e as cidades de Jacmel, Carrefour e Leogane, com saldo preliminar de cerca de 100 mil mortos, 250 mil feridos e três milhões de desabrigados.



Após o terremoto milhares de famílias fugiram dos centros urbanos para o campo em busca de alimentos mais baratos e de atividades que gerem rendimentos.



"Para evitar que o desastre natural se converta em uma tragédia rural, é crucial salvar a próxima temporada de semeia que começa em março", afirmou Diuf.



O diretor da FAO considerou como tarefa prioritária o fornecimento de sementes, fertilizantes, ração para o gado e instrumentos agrícolas aos camponeses.



O Haiti é a nação mais pobre do continente americano e 75 por cento da população depende dos setores da agricultura e da pesca para a subsistência.



tgj/car/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário