domingo, 17 de janeiro de 2010

Vigília por Cuba em Paris com exibição de filme

Paris, 16 jan (Prensa Latina)

 Um amplo intercâmbio de opiniões sobre Cuba consagrado aos 51 anos de Revolução e a 48 de bloqueio dos Estados Unidos seguiu-se à projeção do filme “Lista de espera”, durante uma vigília dedicada à ilha caribenha.

Com o auspício da associação Peuples em Lutte (Povos em Luta), o teatro do centro Jean Dame do bairro parisiense de Les Halles serviu de palco à apresentação do filme de Juan Carlos Tabío.

Ao fim da exibição da fita, aplaudida por seu sentido de humor na versão para o idioma francês, Víctor Dedaj, diretor do site de internet alternativo Le Grand Soir, fez uma exposição atual do processo revolucionário cubano.

Dedaj destacou que a política de cerco econômico, financeiro e comercial de Washington contra Havana tem suas raízes históricas no desejo da superpotência de anexar a Ilha desde finais do século XVII e inícios do XVIII.

O jornalista francês referiu-se também ao fato de que a administração de Barack Obama não significou mudança alguma para a maior das Antillas e que, diante da permanente hostilidade, os cubanos mantêm a defesa de sua soberania e independência.

Comentou ainda o espírito solidario da Revolução cubana, palpável em um caso tão dramático como o do Haiti neste momento, onde os médicos, pessoal da saúde e de educação sempre enviam sua ajuda.

Na atividade esteve presente o conselheiro político da embaixada de Cuba na França, Leyde Ernesto Rodríguez, e Roxanne Prudhomme, responsável pela Peuples em Lutte.



mgt/ft/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário