terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ratifica Cuba identidade com causa árabe e princípios do NOAL

Ulisses Canales

Cairo, 19 jan (Prensa Latina)

Cuba ratificou hoje ao Egito sua permanente identidade e solidariedade com as causas dos povos árabes, em particular o palestino, e seu apego aos princípios do Movimento de Países Não Alineados (NOAL).

O vice-ministro cubano de Relações Exteriores Marcos Rodríguez expôs a postura da ilha caribenha a seu homólogo egípcio para Assuntos das Américas, Hisham El-Zimaity, com quem presidiu a segunda rodada de consultas políticas entre as chancelarias.

Rodríguez explicou a Prensa Latina no Cairo que sua visita faz parte dos contatos periódicos de ambas nações para vistoriar à agenda da colaboração bilateral, temas multilaterais e outros de interesse regional e internacional.

Dentro do temário de discussões destacaram a situação política e econômica do Egito e de Cuba, bem como a análise da evolução dos laços políticos, econômicos, comerciais e culturais.

No caso concreto do Egito, Rodríguez referiu-se ao trabalho que desenvolve esta nação como presidente dos NOAL, dado que junto com Cuba e Irã formam a Troika do movimento, que destacou- desejamos continue seu revitalização.

"Esta viagem pela região zona permitirá expressar a nossa contra-parte, aos países irmãos árabes, a solidariedade inquebrantável do povo cubano com a causa árabe", afirmou em alusão às visitas que realizará à Síria, Líbano, Arábia Saudita e Irã.

Declarou que dentro dessa solidariedade é prioritária a defesa do povo palestino "em sua justa luta por seu direito inalienável a ter um Estado independente com Jerusalém Leste como sua capital, e o direito de volta dos refugiados".

Assim, apontou, significa a possibilidade de poder explicar às demais autoridades árabes a atualidade econômica e política de Cuba, e trocar sobre assuntos multilaterais de interesse mútuo.

Segundo adiantou à Prensa Latina, está previsto assinar em Riad um acordo inter chancelarias para estabelecer essas consultas políticas pela primeira vez, e em Beirute tratará com as autoridades libanesas aspectos importantes dos laços bilaterais.

O vice-ministro acrescentou que nas conversas com seus interlocutores abordará detidamente temas multilaterais, fundamentalmente -precisou- a mudança climática e o ocorrido na conferência de Copenhague.

Além de instar a preparar-se para a próxima reunião no México, Rodríguez espera poder conversar com todos sobre "o papel que devem desempenhar os países em desenvolvimento diante do novo desafio que significam as negociações sobre as alterações climáticas depois do fracasso de Copenhague".

Também falaremos prosseguiu- sobre a reforma do Conselho de Segurança e outros órgãos da ONU, e do trabalho nos NOAL, foro de 118 países e do que são membros todos os Estados árabes.

arc/ucl/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário