sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Repercute no Vietnã ajuda cubana às vítimas no Haiti

Hanoi, 21 jan (Prensa Latina) O diário vietnamita Tin Tuc destacou hoje a ajuda imediata de Cuba às vítimas do recente terremoto no Haiti, o qual qualificou de "chamado de consciência".



O jornal de circulação nacional ressaltou o trabalho dos 60 médicos cubanos que chegaram ao Haiti para fortalecer o contingente de 400 compatriotas que prestavam serviços de saúde nesse país.



Em um artigo da contracapa, o Tin Tuc advertiu também que os Estados Unidos aproveita a conjuntura no Haiti para aumentar sua presença militar na área, o que considerou "inaceitável".



O jornal criticou a mobilização de "marinheiros" estadunidenses no Haiti, cujo povo necessita de medicamentos, alimentos e produtos básicos ao invés de tropas armadas, estimou o diário.



Valorizou também o trabalho das brigadas venezuelanas Simón Bolivar, que recentemente resgataram duas vítimas do terremoto de 7,3 graus na escala Richter, ocorrido na passada terça-feira 12.



Tin Tuc destacou também a decisão do governo venezuelano de enviar 300 mil barris de petróleo ao Haiti, e de criar a brigada "Petión-Bolivar" para ajudar na reconstrução nacional.



arc/cmv/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário