NAÇÕES UNIDAS, 20 JAN (PRENSA LATINA)
CUBA DESTACOU HOJE NA ASSEMBLÉIA GERAL DA ONU A NECESSIDADE DE CONSEGUIR AVANÇOS NO PROCESSO DE NEGOCIAÇÕES SOBRE A REFORMA DO CONSELHO DE SEGURANÇA.
O APELO FOI FEITO PELO REPRESENTANTE ALTERNO DE CUBA NAS NAÇÕES UNIDAS, RODOLFO BENÍTEZ, AO INTERVIR NESTA TERÇA-FEIRA NO SEGUNDO INTERCÂMBIO DA QUARTA RODADA DE DISCUSSÕES SOBRE ESSE TEMA. O DIPLOMATA PEDIU QUE SEJA EVITADO A TODO CUSTO QUE A NEGOCIAÇÃO TERMINE CONVERTIDA EM UMA REITERAÇÃO DAS DELIBERAÇÕES SUSTENTADAS DURANTE MAIS DE 15 ANOS NO GRUPO DE TRABALHO DA ASSEMBLÉIA GERAL SEM CHEGAR A RESULTADO ALGUM.
DISSE QUE A GRANDE MAIORIA DOS PAÍSES MEMBROS TÊM INTERESSE E PRESTAM ATENÇÃO PRIORITÁRIA AO PROCESSO DE REFORMA DO CONSELHO DE SEGURANÇA, COM INDEPENDÊNCIA DAS LEGÍTIMAS FRUSTRAÇÕES QUE POSSAM EXISTIR DEVIDO AO LENTO AVANÇO REGISTRADO.
ASSIM AFIRMOU QUE SÃO CONHECIDAS AS POSIÇÕES DA CADA DELEGAÇÃO E EXISTEM SUFICIENTES PROPOSTAS PARA PODER INICIAR UM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO REAL.
APESAR DAS DIFERENÇAS, A GRANDE MAIORIA COINCIDE EM UM PONTO CHAVE: O CONSELHO DE SEGURANÇA PRECISA DE UMA REFORMA URGENTE E PROFUNDA, APONTOU BENÍTEZ.
E TAMBÉM HÁ UMA AMPLA COINCIDÊNCIA QUE NÃO PODERÁ EXISTIR UMA VERDADEIRA REFORMA DE NAÇÕES UNIDAS ATÉ QUE SE REFORME O CONSELHO DE SEGURANÇA, CONCLUIU.
MGT/VC/BJ
Criada em Goiás associação de solidariedade a Cuba
-
*Thaís Falone, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
Foto:Vinícius Schmidt Santos *
Por Sturt Silva
No último dia 23 de fevereiro, foi...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário