segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Argentina acolhe II Conferência contra bases militares estrangeiras

Buenos Aires, 30 nov (Prensa Latina)


Dirigentes e pesquisadores de organizações políticas, sociais e de direitos humanos da América Latina se reunirão a partir de hoje, aqui, na II Conferência Internacional pela Abolição das Bases Militares Estrangeiras.



O propósito fundamental do encontro será promover uma campanha internacional contra esses enclaves, que ameaçam diretamente a paz e estabilidade na América Latina, disse à Prensa Latina um dos organizadores, Juan Domingo Roque.



A reunião, que se estenderá até o dia 2 de dezembro, será assistida por personalidades de Cuba, Honduras, Panamá, Brasil, Colômbia, Paraguai e Uruguai, entre outras nações, anunciou o secretário geral do Movimento pela Paz, Soberania e Solidariedade entre os Povos (MoPaSSol).



Roque recordou que o primeiro encontro deste tipo foi realizado com todo sucesso em março de 2007 em Quito e Manta, no Equador, como preâmbulo da decisão soberana do povo e do governo do Equador de expulsar aos soldados estadunidenses da base estabelecida naquele país.



Pontualizou ademais que o fato de promover o lançamento de uma campanha internacional contra as bases militares estrangeiras tem sua influência na intervenção do presidente boliviano, Evo Morales, durante a Cúpula da UNASUL em Bariloche.



Naquela ocasião, Morales sublinhou que na América Latina e no Caribe não poderá se falar de paz, democracia e integração enquanto em algum de seus territórios permaneçam bases militares estrangeiras, e chamou a impulsionar leis que proíbam tais localizações.



A presença de bases militares estrangeiras é um assunto que preocupa à maioria dos governos da região, sublinha a convocação ao fórum e adverte que estas ameaçam não só a paz e a soberania, senão também seus recursos naturais e energéticos.



Além de Mopassol, a II Conferência Internacional pela Abolição das Bases Militares Estrangeiras é organizada pela Assembleia Permanente pelos Direitos Humanos, o Serviço de Paz e Justiça América Latina e a Aliança Social Continental.



Também convocam ao encontro a Rede Mundial pela Abolição das Bases Estrangeiras, a Associação Americana de Juristas, o Movimento pela Soberania e Integração dos Povos e o Conselho Mundial da Paz.



lgo/mpm/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário