quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Cosmonautas russo e belga regressam a bordo de Soyuz-TMA-15

Moscou, 1 dez (Prensa Latina)

O cosmonauta russo Roman Romanenko e o belga Frank de Winne regressam hoje à Terra a bordo da cápsula de aterrissagem da nave Soyuz-TMA-15.

De acordo com o Centro de Voos Espaciais russo, a Soyuz-TMA-15 acendeu seus motores por espaço de 259,5 segundos, a uma altura de 355 quilômetros, depois do qual baixou a 140 quilômetros, onde a cápsula de aterrissagem se separou da referida nave.

Depois dessa manobra, os cosmonautas situaram-se na área de descenso para aterrissar depois a uns 84 quilômetros ao norte da cidade kazaja de Arkalik, segundo cálculos de especialistas.

No resgate dos astronautas participarão três aviões e 12 helicópteros. Os especialistas brindarão atenção médica aos navegantes espaciais, destaca a televisão russa.

A Soyuz TMA-15 partiu ao espaço em maio passado com Romanenko, De Winne e o canadense Robert Thrisk para uma estância na Estação Espacial Internacional (ISS) de 180 dias.

Nesse período realizaram duas caminhadas espaciais e receberam a uma nave de ônus russa Progresso, entre outras tarefas.

lgo/to/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário