quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Mais pressões sobre premiê japonês por tema de base dos EUA

Tóquio, 3 dez (Prensa Latina)


O Partido Social Democrata (PSD) deu a entender hoje a possibilidade de abandonar a coalizão dirigente se decide-se realocar a base estadunidense de Futemma dentro de Okinawa.



Esse passo foi adiantado pela líder do mencionado agrupamento pacifista, Mizuho Fukushima, quem ocupa a carteira de ministra de Assuntos do Consumidor.



Se este gabinete decide construir uma base na zona costeira de Henoko, o PSD e eu teremos que tomar uma decisão séria, acrescentou.



O anúncio aumenta as pressões sobre o premiê, Yukio Hatoyama, quem deve pronunciar-se sobre como cumprirá a promessa eleitoral de transferir a referida instalação a um território fora da prefeitura de Okinawa, em tanto um acordo assinado com a Casa Branca em 2006 estipula sua realocação para uma zona menos povoada da cidade de Nago para 2014.



A base está situada em uma área residencial da cidade de Ginowan, no centro de Okinawa, e seu projetado translado faz parte de um plano de reorganização da presença do Pentágono neste arquipélago, recusada por boa parte da população.



Japão e Estados Unidos decidiram durante a visita do presidente Barack Obama a este país no mês passado estabelecer um grupo de trabalho para resolver o problema, o qual tensa as relações bilaterais.



É muito importante evitar a construção de uma base em Henoko, disse a chefa do PSD, ante o qual Hatoyama reiterou que respeita os critérios dos sócios de sua coalizão, integrada também pelo Partido Novo Popular.



Ainda que controla 308 cadeiras na Câmara Baixa depois de ganhar as eleições de agosto passado, o partido do premiê, o Democrático do Japão, explica o apoio das outras duas forças nesse órgão.



lgo/lam/dcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário