terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Somam 849 os militares estadunidenses mortos no Afeganistão

Kabul, 1 dez (Prensa Latina)


As mortes de militares dos Estados Unidos no território afegão somam hoje 849 desde que invadiram esta nação islâmica centro-asiática no dia 7 de outubro do 2001.



Dessa cifra, 659 perderam a vida em ações hostis pelas mãos da insurgência afegã, segundo um informe do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.



Apenas 298 soldados faleceram até a data desde janeiro de 2009, no ano mais mortífero para os ocupantes do Pentágono.



Em outubro esses números registraram 97 efetivos, o mês de mais baixas mortais nos oito anos de ocupação.



Também, um soldado britânico morreu por uma explosão dinamiteira no conflitivo sul afegão que eleva hoje a 236 as vítimas fatais desse país desde o início da invasão em 7 de outubro em 2001.



Porta-vozes da OTAN confirmaram a meios informativos que esse militar pertencia ao Primeiro batalhão dos Guardas Coldstream e faleceu ontem por causa das feridas sofridas pela explosão de uma bomba na zona de Babaji, na província de Helmand.



Essa morte representa a baixa mortal número 99 das forças britânicas desde janeiro do 2009 e ocorre no momento em que Londres planeja enviar ao território afegão outros 500 soldados adicionais dentro dos planos dos Estados Unidos.



Na atualidade, a Grã-Bretanha dispõe de quase nove mil militares que ocupam em sua maioria a volátil província de Helmand, limítrofe com o Paquistão.



Enquanto isso, o presidente Barack Obama comunicou seu par Hamid Karzai sobre os planos de aumento das tropas dos Estados Unidos e da OTAN que intensificará o conflito e a ocupação do Afeganistão, segundo informou hoje uma fonte oficial.



Uma declaração da presidência afegã comunica que Obama e Karzai debateram esta manhã por vídeo-conferência a nova estratégia de Washington para o Afeganistão.



Durante o diálogo de uma hora de duração, ambos discutiram em profundidade diversos aspectos da nova estratégia, como os assuntos de segurança, políticos, militares e econômicos.



Segundo informou-se, os Estados Unidos enviará outros 34 mil efetivos militares a este território islâmico centro-asiático, os quais elevarão essa cifra a mais de 102 mil soldados desde a invasão.



A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) adicionará outros cinco mil sob a cobertura da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), organizada pela ONU, os quais somarão uns 47 mil efetivos no Afeganistão.



Ao todo, os dois contingentes expedicionários totalizarão quase 150 mil soldados, o que agravará ainda mais o ônus dos contribuintes de mais de 42 países envolvidos no conflito nesta nação.



Nesses planos, ao menos uma unidade da Infanteria da Marinha estadunidense estará pronta para sua chegada antes do próximo dia 25 de dezembro e o maior envio será possivelmente completado para princípios de 2010.



arc/mne/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário