sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Filmes do Chile e da Argentina em concurso na mostra-campeonato havaneira

Havana, 4 dez (Prensa Latina)


 As cinematografias do Chile e da Argentina entram hoje em concurso na seção oficial do Festival de Cinema de Havana com duas de suas mais fortes propostas, A nana e O menino peixe, respectivamente.



Premiada com um Colombo de Ouro em Huelva e no Sundance Festival, dos Estados Unidos, A nana, de Sebastián Silva, será exibida em dupla função no central cinema Yara, um dos preferidos pelo público.



O menino peixe, da realizadora argentina Luzia Puenzo, será projetado na sala Charles Chaplin, como também o boliviano Zona sul, de Juan Carlos Valdivia.



Da Argentina, um dos países mais representados no concurso, sairá a competir nesta segunda jornada Israel Adrian Caetano, conhecido aqui por títulos como Um urso vermelho, que regressa com França, ganhador de um prêmio especial do júri em Huelva.



Entre os diretores que competem na categoria de ópera prima estarão o chileno Alejandro Fernández com Huacho, o mexicano Carlos Serrano com A árvore, e o uruguaio Alvaro Berechner com Mau dia para pescar.



Hoje será inaugurada a mostra de cinema alemão contemporâneo com Jerichow, de Christian Petzold, e no ciclo dedicado à filmografia espanhola será exibido o mais recente vídeo de Isabel

Coixet, Mapa dos sons de Tóquio.



No Pavilhão Cuba, um novo espaço consagrado aos jovens, será aberta uma exposição da fotógrafa italiana Tina Modotti com as imagens tomadas a daquele que fora seu colega sentimental e de luta, o revolucionário cubano Julio Antonio Mella.



Ontem foram apresentadas no Hotel Nacional, subsede do encontro, as 24 personalidades que avaliarão 104 obras de 17 países nas seis categorias em disputa.



Ontem à noite, durante a jornada inaugural, no teatro Karl Marx, o presidente da festa cinematográfica, Alfredo Guevara, deu as boas-vindas aos convidados estrangeiros e chamou os cineastas jovens a renovar a linguagem cinematográfica para abordar com frescura as novas realidades que emergem.



Os cinéfilos da ilha puderam apreciar ontem, desde as primeiras horas do dia, filmes como o peruano A teta assustada, de Claudia Llosa, que compete pela segunda vez neste encontro, e o argentino O segredo de seus olhos, de Juan José Campanella, projetado na festa inicial do festival.



ag/may/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário