domingo, 29 de novembro de 2009

Cerca de 200 mil brasileiros desconhecem ser portadores do HIV

.



Brasília, 27 nov (Prensa Latina) Dos cerca de 630 mil brasileiros que se estima padecem hoje o HIV/sida, uns 200 mil desconhecem que têm essa doença mortal, segundo dados do ministério de Saúde, divulgados pelo Dia Mundial contra essa doença.



Na terça-feira da semana entrante celebra-se a efeméride internacional de combate contra o HIV/sida, e o ministério brasileiro de Saúde revelou um estudo sobre a doença nesta imensa nação sul-americana, onde a desinformação sobre a doença constitui uma das maiores preocupações das autoridades sanitárias.



Uma das iniciativas da entidade oficial radica em incentivar o teste voluntário, já que quanto mais cedo realize-se o diagnóstico, maior é a probabilidade do indivíduo de prolongar sua vida, pois no Brasil é gratuito o acesso aos medicamentos e coquetéis antirretrovirais.



O chefe da unidade de vigilância do Departamento de Doença Sexualmente Transmissíveis/sida e Hepatite virais do Ministério de Saúde, Gerson Pereira, assegurou aos meios de imprensa que não existem problemas de distribuição desses medicamentos no país.



Sustentou que além do alto índice de pessoas que desconhecem ser portadoras do vírus, outro problema é a não utilização do condón para evitar contrair a doença, pois de 92 por cento da população que respondeu conhecer a importância do preservativo, só 60 por cento o emprega.



Estatísticas oficiais refletem que as mulheres são hoje as mais prejudicadas no Brasil por esse preconceito, o qual se acentua ainda mais na faixa etária de 13 a 19 anos.



Se em 1980 tinha uma adolescente infectada para cada seis homens da mesma idade, em 1988 essa relação investiu-se e existiam 10 casos de HIV/sida entre as jovens para cada oito entre os homens.



O Boletim Epidemiológico 2009 sobre a doença, divulgado nesta quinta-feira, refere se a uma diminuição dos casos nos dois grandes centros urbanos brasileiros, São Paulo e Rio de Janeiro, mas um avanço nas zonas rurais, em localidades de menos de 50 mil habitantes, entre 1997 e 2007.



Esse relatório informa que 52 por cento dos casos da doença se concentram nos centros urbanos, os quais registraram uma redução de 15 por cento na incidência do vírus entre 1997 e 2007.



rc/ale/bj

















Sobrevive governador de Kandahar a atentado contra seu comboio



Cabul, 27 nov (Prensa Latina) O governador da conflitiva província sul afegã de Kandahar, Toryali Vesa, escapou hoje ileso de um ataque dinamiteiro contra a caravana em que se deslocava, comunicaram fontes oficiais.



O atentado perpetrou-se com uma bomba colocada no caminho quando o servidor público se dirigia à prece pelo Eid al-Adha, festividade islâmica, informou o chefe de Cultura de Kandahar, Abdul Majad, à Agência de Imprensa Afegã (AIP).



Majad indicou que não se registraram vítimas no atentado e que o governador assistiu à prece na mesquita. Kandahar e a vizinha Helmand são duas das províncias sulistas onde os insurretos têm maior presença.



A AIP informou também que outro ataque contra uma delegacia da província de Farah, no oeste, causou feridas a três policiais e cinco veículos destruídos.



Enquanto, o presidente, Hamid Karzai, reiterou seu chamado à reconciliação aos Talibã e demais agrupamentos insurgentes e a unir para a renovação e a reconstrução do país.



Em uma mensagem em ocasião do Eid Al Adha, celebração vinculada à peregrinação à Meca, Karzai expressou sua esperança de que o chefe supremo dos talibães, mullah Mohammed Omar, e outros grupos rebeldes tomem a iniciativa pela paz e a estabilidade do Afeganistão.



Anteriormente Omar recusou o chamado à unidade de Karzai e advertiu que aqueles que ocuparam o país querem usar a estratagema da negociação para atingir seus objetivos colonialistas.



O chefe rebelde sustentou que o povo do Afeganistão não estará de acordo com uma negociação para prolongar a presença militar dos invasores dos Estados Unidos e a OTAN.



Alertou que esses invasores querem, sob o pretexto das negociações, a rendição dos mujaidines, uma questão que é impossível.



rc/mne/bj



































Assombro no Cairo por relâmpagos, trovões e temporal



Ulisses Canales



Cairo, 27 nov (Prensa Latina) Desacostumados a ver a chuva, muitos cairotas saltaram estupefatos de suas camas hoje diante de um intenso temporal que, como o mais típico das Caraíbas, chegou acompanhado de relâmpagos, trovões, inundações e outros inconvenientes.



A gélida madrugada desta sexta-feira surpreendeu a todos pelos trovões e raios que anunciavam chuva na capital do Egito, onde pelo menos fazia mais de dois anos não se via um espetáculo natural de tal magnitude.



Luzes de habitações eram acesas sucessivamente enquanto seus moradores apressavam-se a retirar das varandas e calçadas tapetes, roupas e objetos deterioráveis com a água, mas usualmente mantidos à intempérie pela certeza de que nunca, ou quase nunca, ia chover.



Outros curiosos se amontoavam-se depois dos cristais para ver da calidez interior das casas a condutores atemorizados por um pavimento escorregadio, transeuntes correndo sem rumo e sem a mais remota opção de pegar um guarda-chuva, ou ruas e terraços inundadas.



Motoristas recém estreados ao volante confessaram ter acionado pela primeira vez o botão do limpa pará-brisas, e Prensa Latina constatou que outros detiveram a marcha ou a reduziram ao mínimo por carecer desse accessório imprescindível em outras latitudes.



Aqueles que tomaram o acontecimento com melhor humor colocavam meio corpo pelas janelas de microônibus e veículos para empapar-se com uma água que possa "se batizar" como bendita, ao coincidir o temporal com o início do Eid Al-Adha ou Festa do Sacrifício muçulmano.



Dados meteorológicos referem que as precipitações no Egito se situam, de forma excepcional, na zona costeira com uma média anual de até 200 milímetros em Alexandria, mas no Cairo são quase inexistentes (25 mm) e costuma gotejar, quando mais, 14 dias ao ano.



A intensa chuva de hoje, de menos de 25 minutos, ajudou a "lavar árvores, clareou a habitual atmosfera contaminada e poeirenta, e acelerou a chegada de um inverno que neste ano se resiste, mas também provocou transtornos e, provavelmente, desgraças.



As fachadas e paredes exteriores dos edifícios do Cairo ficaram manchadas de lodo pelo deslizamento do pó acumulado durante anos, enquanto varandas e ruas com drenagens obsoletos ou pouco utilizados encheram-se de águas achocolatadas.



Junto com o entupimento das estradas e colisões de automóveis, em bairros com precárias infra-estruturas formaram-se imensos lodaçais e não faltaram quedas totais ou parciais de barreiras, ainda que se careça de estatísticas oficiais sobre vítimas e outros danos materiais.



O infrequente da chuva gerou apreensão generalizada, sobretudo a escassas horas de que noticiários locais informaram que pelo menos 77 muçulmanos morreram durante a peregrinação do Hajj na Arabia Saudita, por outra inesperada "queda de água".



asg/ucl/bj























Pohamba favorito para reeleger-se presidente de Namíbia



Windhoek, 27 nov (Prensa Latina) As eleições presidenciais e parlamentares efetuam-se hoje e amanhã na Namíbia, com Hifikepunye Pohamba, líder da Organização do Povo da África do Sudoeste (SWAPO) como favorito para reeleger no cargo de governante do país.



Nas anteriores eleições, Pohamba, ao que as pesquisas concedem ampla vantagem sobre seus competidores, foi eleito como mandatário pelo partido SWAPO, com 76,4 por cento dos votos.



Segundo a Comissão Eleitoral Nacional, nas 13 províncias do país coincidirão às urnas um milhão de cidadãos, dos mais de dois milhões com que conta a nação africana.



Além da SWAPO, brigam pela presidência e postos parlamentares o partidos Congresso de Democratas (COD) e o Congresso para a Democracia e o Progresso (RDP), cindido em 2007 da dirigente formação política.



Segundo a Constituição, a Assembleia Nacional compõe-se de 72 membros eleitos por sufrágio universal para cinco anos e o presidente designa outros seis.



Na atualidade a Organização do Povo da África do Sudoeste dispõe de 55 postos nesse órgão de governo.



Namíbia, país fortemente golpeado pela crise econômica e financeira mundial e com uma taxa de desemprego de ao redor do 40 por cento de sua população economicamente ativa, tem como principal sustento de sua economia a exportação de minerais, fundamentalmente diamantes e urânio.



asg/obf/bj





















Manu Chao cantou para aproximadamente 10 mil chilenos



Santiago de Chile, 27 nov (Prensa Latina) O cantor franco-espanhol Manu Chao cantou à "revolução da esperança" durante mais de duas horas e meia em um concerto ao que assistiram a uns 10 mil espectadores.



O artista dedicou seu recital, realizado na véspera em uma dependência do Estádio Nacional, aos familiares dos irmãos Vergara Toledo, assassinados durante a ditadura militar, bem como à Fundação Víctor Jara.



As canções "Desaparecido" e "Clandestino" estiveram entre as interpretadas por Manu Chao, que também se solidarizou com a causa do povo Mapuche.



Assim cantou "Gosto de tu", "Bem-vinda Tijuana" e "Se eu fosse Maradona", além de sucessos de seu ex grupo Mano Negra, como "King of Bongo", "Má vida" e "Casa Babylon".



Em um concerto descrito como "carregado de energia", Manu Chao também cantou Mentira", segundo alguns meios, a propósito da atual campanha eleitoral chilena.



O artista, de vez em quanto "Passe o que passe, ultima estação Esperança, ultima estação Esperança", estimulando ao jovem público a dançar e acompanhar com a letra de suas conhecidas canções.



rc/jl/bj























Gandín pode encurtar a distância entre goleadores argentinos



Buenos Aires, 26 nov (Prensa Latina) O atacante do Independente de Avellaneda Darío Gandín pode encurtar distância na insistência entre os melhores goleadores do futebol argentino, quando se coloca em marcha hoje a data 16.



Gandín, que entrará em campo para enfrentar a Furacão, acumula oito gols, os mesmos que Joaquín A. Boghossian, do Newell´s Old Boys.



A relação dos melhores artilheiros encabeça-a o uruguaio Santiago Silva (Banfield), com 12.



Os mais destacados sobressalentes anotadores da Abertura 2009 ao iniciar-se hoje a décima sexta data são:



Santiago Silva (Banfield) 12.

Federico Neto (Colón) 11.

Mauro Boselli (Estudantes L.P.) 9.

Darío Gandín (Independente) 8.

Joaquín A. Boghossian (N.Ou.Boys) 8.

Esteban Fortes (Colón) 6.

Diego Buonanotte (River Plate) 6.

Gabriel Hauche (Argentinos Juniors) 6.

Facundo Parra (Chacarita) 5.

Jonathan Cristaldo (Vélez) 5.

Carlos Lua (Tigre) 5.

Cristian Alvarez (Arsenal) 4.

Santiago Salcedo (Lanús) 4.

Fabio Escobar (At. Tucumán) 4.

Juan M. Insaurralde (Newell´s Old Boys) 4.

Martín Palermo (Boca Juniors) 4.

Juan Carlos Menseguez (San Lorenzo) 4.

Maximiliano Moralez (Vélez Sarsfield) 4.

Luis M. Rodríguez (At. Tucumán) 4.

José L. Vizcarra (Gimnasia) 4.

Osvaldo Gaitán (Boca) 4.

Franco Jara (Arsenal) 4.

Leandro Lázzaro (Tigre) 4.

Juan Pereyra (Atlético Tucumán) 4.

Ignacio Piatti (Independente) 4.

asg/mpm//bj





















Buscam consenso para proposta de salário mínimo no Panamá



Panamá, 27 nov (Prensa Latina) Representantes sindicais, do setor empresarial e o governo panamenho adiantam hoje ações para conseguir o consenso em torno de uma proposta para incrementar o salário mínimo, a qual deverá ser avalada pelo executivo.



O processo enfrenta a pressão adicional do tempo, pois 30 de novembro é a data limite com vistas a adiantar o esquema que se aplicaria para o período 2010-2011.



Nesta sexta-feira espera-se a proposta do Conselho Nacional da Empresa Privada (CONEP), sem que se conheça até o momento o nível de aumento nas remunerações.



Delegados do organismo na comissão de salário mínimo só adiantaram que para conformar sua variante tomaram como referência as cifras da Controladoria Geral da República sobre o crescimento econômico.



Por sua vez, o Conselho Nacional de Trabalhadores Organizados (CONATO) mantém em firme sua proposta de levar as remunerações até os 650 dólares mensais.



Anteriormente somam-se as exigências para congelar o preço dos produtos da cesta básica, eliminação das regiões trabalhistas e a inclusão dos empregados públicos no esquema de salário mínimo.



Contra isso, o governo considera a possibilidade de se apoiar na setorização das atividades econômicas, com o qual se estabeleceriam os ajustes salariais para a cada caso especifico e tomando levando em conta o dinamismo e crescimento financeiro.



Sobre isso, mencionam-se aumentos até de 30 por cento em várias categorias em que esse indicador poderia chegar até os 420 dólares mensais.



Caso que não se consiga o consenso, seria o executivo do presidente Ricardo Martinelli o encarregado de definir o aumento nesse indicador.



rc/mem/bj























China manterá a política macroeconômica para fortalecer recuperação



Beijing, 27 nov (Prensa Latina) China continuará aplicando no próximo ano uma política fiscal pró ativa e outros programas para fazer frente à crise global a fim de continuar fortalecendo a recuperação econômica, anunciou-se oficialmente hoje.



Também manterá vigente uma política moderadamente flexível, segundo se lembrou em uma reunião do Birô Político do Partido Comunista da China, presidida por seu secretário geral, Hu Jintao.



Outras decisões referem-se à realização de maiores esforços para melhorar a qualidade e eficiência do crescimento econômico, a promoção de uma mudança do modelo de desenvolvimento e ajustes estruturais, de acordo com uma nota difundida aqui.



Como parte das diretrizes econômicas do 2010, se melhorarão as políticas para favorecer o consumo e garantir que o investimento cresça a um ritmo razoável.



O governo também se propõe fortalecer a demanda interna e as importações, bem como estimular os investimentos de companhias no exterior.



As autoridades chamam ademais a garantir um maior apoio a setores como agricultura, ciência, tecnologia, educação, saúde, segurança social, poupança energética e proteção do meio ambiente.



China aplicou no ano passado um plano para fazer frente à crise global, o qual incluiu um pacote de estímulo de 586 mil milhões de dólares, entre outras medidas.



O país propôs-se para 2009 um crescimento do Produto Interno Bruto de oito por cento e tudo parece indicar que a meta será superada.



A isso se acrescenta o consenso de que a expansão será mais forte em 2010, ainda quando muitas outras grandes economias estejam marcadas pela incerteza, o que no critério de autoridades chinesas impõe manter a continuidade e estabilidade da política macroeconômica.



rc/lam/bj





















Barroso anunciará novos comissários em Executivo europeu



Bruxelas, 27 nov (Prensa Latina) O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, anunciará hoje a partilha de lugares no novo Executivo comunitário, informaram fontes diplomáticas.



Para ocupar o ministério de Concorrência, o mais importante da área econômica, o candidato favorito é o espanhol Joaquín Almunia, atual responsável por Assuntos Econômicos.



Neste cargo terá poderes executivos para controlar as ajudas à reestruturação dos grandes bancos europeus, multar a empresas como Microsoft ou Intel que abusem de posição dominante, e vetar as subvenções concedidas pelos governos a seus campeões nacionais.



Segundo fontes do ministério de Assuntos Exteriores, a proposta de Almunia responde à solicitação de Espanha por tratar de um departamento econômico forte; no entanto, observadores asseguram que Barroso está em dívida com o presidente José Luis Rodríguez Zapatero, pelo apoio para conseguir sua renovação.



França, por sua vez, reclama a pasta de Mercado Interior para o ex ministro de Exteriores, Michel Barnier; mas o presidente do Executivo comunitário estuda separar de suas funções a supervisão financeira, decisão que faria menos atraente este posto para Paris, segundo destaca a imprensa francesa.



O belga Karel De Gucht será o novo responsável pelo departamento de Comércio, em substituição da britânica Catherine Ashton, nomeada na semana passada Alta Representante da Política Exterior e vice-presidenta da Comissão Europeia.



Günther Oettinger, um político alemão desconhecido em seu país, será provavelmente o comissário de Energia. Alemanha "não lutou" pelos postos mais importantes porque aspira à presidência do Banco Central Europeu, quando este se renovar em 2011, informa hoje a imprensa comunitária.



Três mulheres, a holandesa Neelie Kroes; a dinamarquesa Connie Hedegaard e a sueca Cecilia Mallstrm, estão propostas para ocupar os ministérios de Telecomunicações, luta contra a Mudança Climática e de Justiça, Direitos Fundamentais e Liberdades Cidadãs, respectivamente.

rc/npg/bj





















Uruguai: operativo conjunto para segundo turno eleitoral



Montevidéu, 27 nov (Prensa Latina) A Corte Eleitoral (CE) uruguaia lembrou com o Estado Maior Conjunto das Forças Armadas e o Ministério do Interior um operativo de cara ao segundo turno das eleições 29 de novembro.



A Força Aérea coordenará o envio de mesas de circuitos a zonas isoladas pelas inundações provocadas pelos torrenciais temporais dos últimos dias e disporá de uma frota de sete helicópteros, entre eles a unidade presidencial.



O ministro do CE, Edgardo Martínez Zimarioff, informou que os encarregados de supervisionar circuitos se moverão amanhã, enquanto os departamentos recorrem a servidores públicos das zonas afetadas, para evitar traslados em massa de pessoas.



Martínez Zimarioff disse que o ente voltará a se reunir com ambas pastas, para analisar detalhes de último momento sobretudo possíveis ajustes por causa de mudanças climáticas relevantes.



Durante sexta-feira e sábado os escritórios departamentais entregarão novos documentos a votantes habilitados de zonas rurais que tivessem perdido seu credencial.



O CE emitiu na véspera essa disposição extraordinária nas dependências das regiões com populações evacuadas, aos quais se poderá expedir documentos para emitir o sufrágio.



Esta medida obedece a que os eleitores com identificação rural têm possibilidades de votar em qualquer circuito do mesmo departamento, mas para isso devem apresentar o documento correspondente.



Martínez Zimarioff precisou o translado de 33 mesas receptoras de boletos como resultado das cheias, devido a que nesses locais se alojam agora pessoas deslocadas ou apresentam deterioramento pelas chuvas. Uruguai sofre torrenciais e sustentadas precipitações sobretudo na região norte, que ocasionaram três mortes e cinco mil 854 atingidos.



Estes fenômenos atmosféricos complicaram nessa zona a organização do segundo turno eleitoral de 29 de novembro, quando se elegerá Chefe de Estado de 2010-2015.



rc/wap/bj





















Força pública panamenha intensifica operativos contra delinquência



Panamá, 27 nov (Prensa Latina) O operativo Dezembro Verde, aplicado pela força pública panamenha para garantir a segurança nesta época do ano, reflete hoje como principais resultados o confisco de armas e a detenção de prófugos da justiça.



Diretores da Polícia Nacional recordaram que nestas ações tomam parte efetivos das Forças Especiais nos trabalhos de vigilância em pontos onde se aprecia grande movimento de dinheiro e atividade comercial.



No balanço inicial mencionou-se a retenção de uma dúzia de indocumentados, bem como o desmantelamento de um laboratório clandestino dedicado à falsificação de documentos.



Como complemento, se ativaram procedimentos de vasculhamentos nos centros penitenciários do país para detectar armas, drogas e outros artigos proibidos.



Para este operativo, a Polícia Nacional dispõe da totalidade de suas forças, além do apoio de entidades como os serviços Nacional de Fronteiras e Aeronaval.



O tema da insegurança figura entre as principais inquietudes da população, tomando em conta o aumento de delitos graves como os homicídios.



As estatísticas da Direção de Investigação Judicial mostram que até 26 de novembro se contabilizam 687 homicídios em todo o país, para superar já em 24 casos os registros correspondentes a todo o 2008.



rc/mem/bj























Recuperam último cadáver de acidente em mina chinesa



Beijing, 27 nov (Prensa Latina) Brigadas de resgate recuperaram hoje o último cadáver de uma mina de carvão da província chinesa de Heilongjiang onde uma recente explosão de gás causou a morte a 108 trabalhadores, informaram fontes oficiais.



Um porta voz da equipe de pesquisadores informou que os trabalhos com esse fim concluíram aproximadamente às 16:00 hora local, na mina Xinxing, próxima à cidade de Hegang, a uns 400 quilômetros ao este de Harbin, a capital provincial.



O acidente, ocorrido no passado sábado às 02:00 hora local, atribuiu-se a uma deficiente gerenciamento e inadequadas medidas de segurança, segundo explicaram as autoridades.



No momento da explosão nas plataformas de extração encontravam-se 528 trabalhadores.



rc/lam/bj





















José Mujica, próximo à presidência do Uruguai



Montevidéu, 27 nov (Prensa Latina) José Mujica, candidato presidencial pela Frente Ampla (FA), chega ao segundo turno eleitoral uruguaio com o aval de marchar diante em todas as pesquisas de opinião divulgadas pelas consultoras locais.



No entanto, o presidenciável da coalizão de esquerda assegura não se sentir ganhador e sustenta que os dados são "perigosamente desmobilizadores".



De 75 anos, Mujica foi um dos fundadores do Movimento de Libertação Nacional (MLN) Tupamaros, que operou no Uruguai nos anos 1960-1970.



Por essa atividade foi preso, passou 14 anos detido em unidades militares e fez parte do grupo de dirigentes do MLN conhecidos como "os reféns", entre os que se encontrava o líder e fundador, Raúl Sendic.



Depois da volta à democracia no Uruguai, sai em liberdade em 1985 beneficiado por uma anistia a presos políticos.



Após vários anos da abertura democrática cria, junto com outros referentes do MLN, o Movimento de Participação Popular (MPP) dentro da Frente Ampla.



Mujica foi eleito deputado nas eleições de 1994 e senador em 1999. Nas eleições de 2004 foi o legislador com maior quantidade de votos, cargo ao que renunciou quando o designam ministro de Agropecuária, Agricultura e Pesca em 2005.



Abandona essa pasta em 3 de março de 2008 e regressa ao Senado.



O Congresso Extraordinário da FA em dezembro de 2008 proclamou-o como seu candidato oficial para as eleições internas de 2009.



Nelas foi eleito como o presidenciável dessa organização às eleições deste ano, que se desenvolveram em 25 de outubro e nas quais atingiu a maior quantidade de votos mas sem a maioria simples necessária para triunfar no primeiro turno.



Agora irá junto com seu colega de chapa, Danilo Astori, ao segundo turno, no próximo domingo 29 de novembro contra o binômio do Partido Nacional, Luis Alberto Lacalle-Jorge Larrañaga.



Conhecido entre próprios e adversários como "o Pepe", está casado com a senadora Luzia Topolansky e não tem filhos.



Uma linguagem campechano, aberto, desprovido de retórica, cheio de termos populares e com frequentes frases imprevisíveis constituem características que extasiam a uns e geram a rejeição em outros.



Em uma entrevista radiofônica disse que se vencer, dedicará especial atenção à moradia dos setores mais golpeados e outra prioridade será a posse da terra.



Consultado sobre se lhe pediria outra volta à vida, disse: "Por suposto que pediria. Além do mais, na etapa em que eu estou há que olhar as coisas como são. Leve de bagagem é o melhor que há para andar na vida".



Não obstante esclareceu que de saúde "está fenomenal".



rc/wap/bj























Homenagem a Silvio Rodríguez em Caracas



Caracas, 27 nov (Prensa Latina) Artistas venezuelanos e cubanos anunciaram em Caracas um concerto homenagem ao cubano Silvio Rodríguez, com interpretações de algumas de suas composições, bem como leitura de poemas e textos sobre sua obra.



Silviando em Caracas. Tributo a um trovador, se apresentará no sábado 28 de novembro às três da tarde no Museu de Belas Artes, em Caracas, com entrada livre.



Temas como Pequena serenata diurna, Causas e casualidades, O néscio, O escaramujo e Te dou uma canção, entre outras, serão apresentadas por Ismael da Torre, Danilo Vázquez, Pinky, Pavel Póveda, Charly Salgado, Adrián León, Mauricio Figueiral e Raúl Verdecia.



Assim Dayana Ortiz, Yeniana Ordaz e Julio Viso lerão poemas e textos sobre o artista nascido em 29 de novembro de 1946 e considerado um dos maiores impulsores da nova canção latino-americana.



rc/ml/bj





















Ursos panda partem para a Austrália



Beijing, 27 nov (Prensa Latina) Um casal de pandas gigantes viajou hoje de Chengdu, capital da província chinesa de Sichuan, para a Austrália, onde permanecerão 10 anos, como parte de um acordo de pesquisa.



Huang Yan Bo e Luo, especialistas do país asiático na conservação desta espécie, acompanham aos plantígrados e estarão com eles até sua adaptação no novo lar, o zoológico de Adelaida, onde se espera cheguem neste sábado depois de uma escala em Cingapura, segundo informes da imprensa local.



Os ursos Wang Wang, de quatro anos, e Fu Nien, de três, tiveram uma despedida em uma cerimônia na reserva natural de Já'an, onde viviam desde que o devastador terremoto de 12 de maio de 2008 destruiu seu antigo refúgio em Wolong, Sichuan.



Símbolo do Fundo Mundial para a Proteção da Natureza desde 1961, os pandas encontram-se em perigo de extinção e estima-se que este acordo, centrado na criança, reprodução e estudo do comportamento das espécies raras, contribua a fomentar sua preservação.



Estes animais, fontes de alegria para muitos, fortalecem a amizade entre os povos. No zoológico de Adelaida, o especialista Simone Bayly comentou que os tratarão como a seus próprios filhos, enquanto algumas famílias australianas já plantaram em suas moradias bambu, seu alimento favorito, segundo se informa.



A nova casa de Wang Wang (que significa rede) e Fu Nem (menina afortunada) têm até um ar condicionado e um parque infantil, explicou Wayne Boardman, chefe dos serviços veterinários do referido lugar.



Além de recriaram o lugar com um desenho similar a seu lar de Sichuan, a fim de que sintam-se em um ambiente familiar.



De acordo com o especialista chinês Zhang Hemin, os novos hóspedes precisarão ao redor de um mês para adaptar-se plenamente a este meio e dois anos para produzir descendência.



rc/tjv/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário