segunda-feira, 30 de novembro de 2009

"Confio na sociedade uruguaia", José Mujica

Montevideo, 30 nov (Prensa Latina)


O recém eleito presidente, José Mujica, assegurou confiar na sociedade uruguaia e no povo e declarou como fórmula política "nem vencidos nem vencedores, humildade no sentido estratégico e trabalhar, trabalhar e trabalhar".



Mujica e Danilo Astori, da Frente Ampla (FA), triunfaram no segundo turno das eleições com números que as pesquisadoras Factum, Equipes Mori e Cifra situam com 51 por cento dos votos emitidos neste domingo, no segundo turno das eleições.



As pesquisadoras situaram a outra fórmula candidata, o binômio Luis Alberto Lacalle-Jorge Larrañaga, pelo Partido Nacional, com 44 por cento e em quatro unidades percentuais, as boletas em branco e anuladas.



Em suas primeiras declarações à imprensa após a vitória, o candidato da coalizão de esquerda assinalou o grande compromisso assumido com o país com o estímulo do quinquênio de governo de Tabaré Vázquez.



"É diferente como chegamos há cinco anos, terá uma transição muito mais cuidadosa, mas o compromisso é dar continuidade a um programa, a coisas que não puderam ser desenvolvidas. As demandas crescem e tem que ser assim", enfatizou.



Mujica assinalou quatro temas centrais da campanha da FA: mudança climática, energia, ensino e segurança mas -adiantou- "podem surgir mais".



"Há temas gravitantes que preocupam a todos. Não descartamos nada a priori, pode ter um gabinete multipartidário", precisou.



Astori, por sua vez, comentou que a grande e ao mesmo tempo formosa responsabilidade é gerar melhores condições e oportunidades para os uruguaios.



Reiterou que este segundo governo da FA começa a partir de uma plataforma importante com o primeiro governo dessa força dirigido por Vázquez, e apontou que a sociedade do Uruguai se manifesta por acordos interpartidários.



Vázquez entregará a Mujica a faixa presidencial no dia 1° de março de 2010.



wap/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário