sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Sessionam ministros de Desenvolvimento Social do MERCOSUL

Montevideo, 4 dez (Prensa Latina)



A XVII Reunião de Ministros e Autoridades de Desenvolvimento Social do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e Estados Associados se desenvolverá hoje aqui, com uma agenda que inclui o plano do biênio 2010-2011.



Os debates versarão sobre o Instituto Social do organismo, a comissão coordenadora e o orçamento para o próximo ano, de acordo com o programa circulado pela imprensa.



Está previsto uma Oficina sobre o Plano Estratégico de Ação do MERCOSUL no marco do Acampamento de crianças e adolescentes "Novas Gerações do Milênio", organizado pela Rede Mercocidades.



Também será analisado e submetido a votação o Projeto "Economia Social e Solidária para a Integração Regional", e no final do fórum, o Uruguai entregará a presidência rotativa de seis meses, neste caso para a Argentina.



Para o dia 8 de dezembro está prevista nesta capital a XXIX Cúpula do organismo regional, que será antecedida no dia anterior por um encontro de chanceleres e ministros de Economia.



Criado em 1991 com a assinatura do Tratado de Assunção, o bloco está integrado por Argentina,

Brasil, Paraguai e Uruguai, em cuja capital, Montevideo, se encontra a sede permanente.



Além dos quatro países citados, está pendente a incorporação como membro pleno da Venezuela desde que se assinou em 2005 sua adesão.



Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru têm status de sócios.



As nações do MERCOSUL somam 234,5 milhões de habitantes e seu Produto interno bruto (PIB) representa 75 por cento do da América do Sul.



asg/wap/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário