Montevideo, 1 dez (Prensa Latina)
O recém eleito presidente José Mujica foi o mais votado da história no Uruguai, feito sem precedentes na nação sul-americana, destacam hoje meios de comunicação locais.
Mujica e seu colega de fórmula da Frente Ampla (FA), Danilo Astori, atingiram no segundo turno do dia 29 de novembro, 1 milhão 183 mil 503 votos, alcançando 52,59 por cento, segundo dados finais da Corte Eleitoral (CE).
De acordo com a CE, a outra força em disputa, o binômio Luis Alberto Lacalle-Jorge Larrañaga do Partido Nacional (PN), obteve no sufrágio 974.857 votos a seu favor , 43,32 por cento.
O diário A República comenta nesta terça-feira que a coalizão de esquerda superou por 45.436 a votação do PN e do Partido Colorado juntos em 1999, que levou a Jorge Batlle ao poder e em 200 mil a Lacalle-Larrañaga, no último domingo.
A publicação assinala que Mujica conseguiu 69.888 adesões acima das conseguidas pelo atual primeiro presidente, Tabaré Vázquez, também pertencente à FA, quando triunfou no primeiro turno em 2004.
Os eleitores que decidiram anular ou depositar em branco suas cédulas no dia 29 de novembro ascenderam a 71.076, que significa pouco mais de quatro unidades percentuais, informou a CE.
ocs/wap/es
Criada em Goiás associação de solidariedade a Cuba
-
*Thaís Falone, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
Foto:Vinícius Schmidt Santos *
Por Sturt Silva
No último dia 23 de fevereiro, foi...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário