quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Novo impulso à Operação Milagre na Argentina

Por Moisés Pérez Mok



Córdoba, Argentina, 2 dez (Prensa Latina) A inauguração oficial hoje nesta cidade do Centro Oftalmológico Doutor Ernesto Guevara deu outro impulso à Operação Milagre, programa de saúde visual empreendido por Cuba e Venezuela em julho de 2004.



Nenhuma data poderia ser melhor para esta cerimônia, pois em um dia como hoje, há 53 anos, 82 homens liderados por Fidel Castro tocaram a costa cubana a bordo do iate Granma para empreender a última etapa da guerra de libertação, destacou Claudia Camba.



Entre esses combatentes estava o médico argentino Ernesto Che Guevara, recordou a presidenta da Fundação Um Mundo Melhor é Possível, encarregada de ter posto em marcha na Argentina a Operação Milagre, em novembro de 2005.



Quando na IV Cúpula das Américas, o então presidente estadunidense George W. Bush falava de guerra e morte, os primeiros 50 pacientes argentinos voavam para Havana para recuperar a visão, sublinhou.



Desde então a esta parte, mais de 27 mil argentinos e deles um em cada 100 habitantes da nortista província de Jujuy - receberam os benefícios da Operação Milagre, comentou.



Este programa conjunto empreendido por Cuba e Venezuela devolveu a visão a mais de 1,6 milhão de cidadãos de mais de 30 países, afirmou, por sua vez, o embaixador da Ilha, Aramis Fonte.



O diplomata rememorou que a ideia deste projeto foi concebida pelo líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, "um homem de extraordinária sensibilidade humana", definiu.



Fonte ponderou as condições do novo Centro Oftalmológico desta cidade, distante cerca de 710 quilômetros ao noroeste de Buenos Aires, o qual está dotado com equipamento de última geração tecnológica e profissionais de alta qualificação.



Ainda que hoje realiza-se a inauguração oficial, na instalação, localizada na Cooperativa de Trabalho da Saúde Junín, realizaram-se já com sucesso as primeiras 138 intervenções cirúrgicas gratuitas, assinalou.



arc/mpm/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário