quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Tailândia e China esperam ampliar cooperação na defesa

Bangkok, 3 dez (Prensa Latina)

O ministro chinês de Defesa, Liang Guanglie, terminou hoje uma visita oficial a Tailândia chamada a traçar novos horizontes à cooperação nessa esfera com seus anfitriões.



China deseja cooperar mais em várias áreas militares com suas contrapartes tailandesas, declarou o ministro Liang em um encontro nesta quarta-feira com o chefe do governo local, Abhisit Vejajjiva.



A sua vez, Abhisit conferiu importante peso ao desenvolvimento dos nexos bilaterais na defesa.



Também expressou o compromisso de Bangkok a priorizar o avanço das relações de cooperação com Beijing em 2010, quando se cumprem 35 anos do estabelecimento de suas relações diplomáticas.



Segundo informou-se, o titular de Defesa chinês manteve conversas com seu homólogo tailandês, Prawit Wongsuwan, com quem discutiu diversas qüestões de mútuo interesse.



Meios de imprensa nacionais disseram que os dois países esperam realizar os primeiros exercícios militares conjuntos no próximo ano, segundo um acordo atingido "em princípio" durante a visita de Liang.



O jornal Bangkok Post disse que tais manobras se realizariam em data temporã de 2010 e, de acordo com Prawit, serão em pequena escala com uns 50-100 soldados.



O ministro tai indicou que se tratará de um primeiro passo nessa direção, acrescentou o Post a partir de declarações do titular anfitrião que se atribuiu como exclusivas.



lgo/sus/dcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário