quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Desmobilização depois de acordo entre governo e movimentos sociais argentinos

Buenos Aires, 3 dez (Prensa Latina)

Vários movimentos sociais, que realizavam desde a última terça-feira uma manifestação por reclamos de postos de trabalho, se desmobilizaram hoje depois de um acordo com representantes do governo.



Gustavo Gimenez, um dos líderes da marcha em demanda de postos de trabalho, declarou a uma emissora de rádio que depois de conversas com servidores públicos do Ministério de Desenvolvimento Social se decidiu abrir os padrões de inscrição para o plano governamental Argentina Trabalha.



A iniciativa, anunciada em agosto pela presidenta Cristina Fernández, destina 1,5 bilhão de pesos (400 milhões de dólares) para criar 100 mil postos de trabalho em cooperativas.



Os manifestantes, que integram as organizações MST-Teresa Vive, Pólo Operário e Bairros de Pé, tentaram na terça-feira ocupar a Praça de Maio, em frente à Casa Rosada, sede do Executivo, para exigir uma audiência com representantes do governo sobre suas reivindicações, mas um contingente policial os impediu.



Frente a essa situação decidiram acampar na populosa Avenida de Maio até que fossem atendidos, o que se materializou ontem à noite, e a desmobilização se completou hoje.



ocs/rmh/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário