quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Homenageiam cantor chileno Víctor Jara

Santiago do Chile, 3 dez (Prensa Latina) Numerosas organizações sociais começam hoje três dias de homenagens em massa ao emblemático cantor chileno Víctor Jara, assassinado durante o golpe militar de 1973.



A recordação inclui atuações de artistas como o grupo Inti-Illimani e culminará no sábado com uma romaria no Cemitério Geral, onde serão enterrados os restos de Jara depois de serem exumados em junho passado para ser submetido a perícia por parte do Serviço Médico Legal (SML).



Essa entidade confirmou que o jovem foi vítima de torturas e de "múltiplas fraturas por feridas de bala que provocaram um choque hemorrágico em um contexto de tipo homicida".



Patricio Bustos, diretor do SML, afirmou que as análises -ratificadas pelo Instituto Genético de Innsbruck, Áustria, indicam que Jara foi golpeado e torturado no estádio Chile, usado como centro ilegal de detenção e que hoje leva seu nome.



Os especialistas acharam no cadáver mais de 30 lesões ósseas, produto de fraturas provocadas por feridas de projetil, mais algumas provocadas por objetos contundentes que não correspondem a feridas de bala, relatou Bustos.



Há 36 anos dos fatos, foram processados como responsáveis o então recruta José Paredes, que confessou ter disparado contra o músico e depois voltou atrás, e o ex-chefe do centro de detenção, coronel retirado Mario Manríquez.



Não obstante, os familiares de Víctor Jara, bem como as organizações defensoras dos direitos humanos fazem questão de processar quem deu a ordem de lhe crivar de balas.



Ex-prisioneiros do estádio Chile, onde foram encarceradas cerca de cinco mil pessoas, coincidem em assinalar um ex-coronel conhecido como "O Príncipe" e que investigações jornalísticas identificaram posteriormente como Edwin Dimter Bianchi, mas este nega a acusação.



Ao ratificar a homenagem de três dias, Glória Konig, diretora executiva da Fundação Víctor Jara, demandou verdade e justiça para o artista e para todos os Detentos Desaparecidos e Executados Políticos do Chile.



asg/jl/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário