quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Cuba denuncia na ONU ações de Israel no Oriente Médio

Nações Unidas, 2 dez (Prensa Latina)


Cuba declarou que as violações do direito internacional por parte de Israel e a ocupação ilegal dos territórios árabes constituem os principais obstáculos para conseguir uma paz justa, duradoura e ampla no Oriente Médio.



Ao falar em uma sessão plenária da Assembleia Geral, o representante alterno do país caribenho, Rodolfo Benítez, advertiu sobre o uso excessivo e indiscriminado da força por parte de Israel contra a população civil palestina.



Sustentou que essa é a causa do constante pioramento da crise e denunciou as medidas de castigo coletivo que sofrem os moradores, particularmente em Gaza.



Cuba continua preocupada pela enorme devastação física, econômica e social que tem causado o muro edificado por Israel para dividir o território palestino ocupado em cantos isolados e cercados, destruindo comunidades inteiras, assinalou.



Também considerou inaceitáveis as atividades ilegais de assentamentos, os quais representam um obstáculo para as negociações de paz e a busca de uma solução baseada em dois Estados.



Benítez ratificou a nulidade e carência de efeito legal de "todas as medidas ou ações que Israel tenha tomado ou esteja por tomar com o fim de modificar a condição legal, física e demográfica e a estrutura institucional do Golán sírio ocupado, bem como para exercer sua jurisdição e administração nesse território".



Desta forma, recusou as tentativas de modificar o mandato do atual processo de paz e denunciou as estratégias encaminhadas à imposição de uma solução unilateral ilegal por parte de Israel.



ocs/vc/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário