quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Vice-presidente equatoriano participa de conferência na Colômbia

Quito, 3 dez (Prensa Latina)


O vice-presidente do Equador, Lenin Moreno, participará hoje na cerimônia de clausura de II Conferência de Revisão da Convenção de Ottawa sobre a proibição de minas antipessoais, na cidade colombiana de Cartagena.



Segundo o último Monitor de Minas Terrestres divulgado na passada sexta-feira pela Campanha Internacional para a Proibição das Minas, Colômbia volta a ser, por terceiro ano consecutivo, o país com mais vítimas por minas.



Uma nota oficial explicou que Moreno viajará a Cartagena neste dia na manhã, já que na tarde se clausurará o encontro denominado: "Por um Mundo Livre de Minas Antipessoais", depois de assistir a um almoço oferecido por seu homólogo colombiano, Francisco Santos.



Moreno permanecerá em Cartagena até o sábado, quando realizará atividades pessoais, e regressará a Equador no domingo, afirmou a Vice-presidência em um comunicado.



Em 1997, 157 países assinaram a "Convenção sobre a proibição do emprego, armazenamento, produção e transferência de minas antipessoais e sobre sua detecção".



Ao assinar a Convenção, os Estados comprometeram-se a retirar e/ou destruir, todas as minas antipessoais sob seu jurisdição ou controle em um prazo de 10 anos a partir da entrada em vigor deste tratado na cada país.



Os países da América do Sul afetados pelas minas antipessoais não têm conseguido desminar seus territórios.



No caso de Peru e Equador, a fronteira omún está semeada de minas desde a guerra de 1995.



Os governos de ambos países têm pedido oito anos de prorrogação e constituído uma comissão binacional que maneja os orçamentos para o desminado.



asg/prl/dcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário