Ottawa, 2 dez (PL)
O governo do Canadá deu a conhecer hoje seu apoio ao envio de mais tropas estadunidenses à guerra no Afeganistão.
A proposta do presidente norte-americano Barack Obama foi felicitada por este país, que igualmente ao seu vizinho, anunciou que suas tropas estarão no país islâmico até 2011, quando se espera que culmine a contenda bélica.
O chefe da diplomacia canadense, Lawrence Cannon, considerou que é importante enviar novos militares a Afeganistão, em particular ao sul desse país.
Os recursos adicionais ajudarão a melhorar as condições de segurança em que vive a população afegã, entre outros na formação de forças de segurança locais, declarou em um comunicado.
Depois de uma teleconferência em Bruxelas, ocupado com este tema com seus pares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Cannon confirmou o fim da missão militar canadense para 2011.
A guerra dos Estados Unidos contra o país centro-asiático, que lhe custou em mais de oito anos uns 150 mil milhões de dólares, tem sido apoiada com recursos humanos pelos países da OTAN.
Aproximadamente 45 mil soldados desta organização e outros aliados encontram-se hoje em solo afegão, segundo os dados oficiais. A maior parte das forças estadunidenses, junto às tropas do Reino Unido, Holanda e Canadá, encontram-se nos combates da zona fronteiriça com Paquistão.
Com o novo envio anunciado por Obama de 30 mil militares, o número de estadunidenses ali sobe para cerca de 100 mil soldados.
mgt/ggr/bj
Criada em Goiás associação de solidariedade a Cuba
-
*Thaís Falone, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
Foto:Vinícius Schmidt Santos *
Por Sturt Silva
No último dia 23 de fevereiro, foi...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário