Caracas, 4 dez (Prensa Latina)
Deputados venezuelanos denunciaram hoje a intenção de desestabilização política na fronteira com a Colômbia por distúrbios registrados nesta semana no estado Táchira, considerados um ensaio para ações maiores no país.
A situação em Táchira complicou-se com incidentes violentos na Universidade de Los Andes na quarta-feira passada, onde foram queimados dois caminhões, houve o fechamento injustificado de estações de serviço de gasolina e tumultos em frente os bancos por rumores de fechamento.
Em declarações difundidas pelo diário regional A Nação, o deputado Julio García Jarpa denunciou que a situação está relacionada com "comportamentos dos agentes golpistas, que seguem o roteiro escrito para a Venezuela pelo Pentágono".
O avanço paramilitar, agregou, com disfarce estudantil, arremete contra trabalhadores e incendeia veículos estatais para diminuir o apoio aos serviços públicos.
O deputado chamou a atenção sobre o fechamento de 11 estações de abastecimento de gasolina e diesel, apesar de ter depósito de mais de 15 mil litros de combustível.
Desta forma atribuiu à governação do estado, encabeçada pelo governador César Pérez Vivas -opositor ao presidente Hugo Chávez- de fazer correr o rumor do fechamento do Banfoandes para provocar filas diante das agências bancárias.
Segundo a denúncia, na fronteira estimula-se os contrabandistas para que novamente obstaculizem as passagens fronteiriças e assim provocar inquietude e incomodação na população.
Em sua opinião, trata-se da aplicação de estratégias desestabilizadoras contempladas no manual de guerra de quarta geração para provocar insatisfação na população e criar situações subversivas.
García Jarpa afirmou que com esta situação se utiliza o estado Táchira como laboratório para ensaiar estratégias, com a intenção de exportar a experiência ao restante do país.
ocs/ml/es
Criada em Goiás associação de solidariedade a Cuba
-
*Thaís Falone, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
Foto:Vinícius Schmidt Santos *
Por Sturt Silva
No último dia 23 de fevereiro, foi...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário