quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Cuba e EUA devem ser amigos, afirmam artistas norte-americanos

Adalys Pilar Mireles



Piñar del Rio, Cuba, 2 dez (Prensa Latina) Os integrantes do coro estadunidense SANS unem hoje suas vozes a intérpretes e agrupamentos de Cuba em um abraço cultural que rompe barreiras.

Composto por 45 cantores oriundos de Boston, Massachusetts, o conjunto vocal visita a nação caribenha pela terceira vez desde seu surgimento em 1983.

Pretendemos estreitar os laços de fraternidade com outros povos do mundo e particularmente com o cubano, declarou a Prensa Latina a presidenta de SANS, Lee Harrison.

Nestes momentos a única forma de aproximação possível entre a ilha e Estados Unidos é mediante o contato cara a cara, pessoa a pessoa, sentenciou.

Seria maravilhoso que pudéssemos aproximar com a arte para fortalecer os laços entre os dois países, é muito importante que sejamos amigos, afirmou depois de lamentar que esperassem quase em um ano por uma permissão do governo norte-americano para viajar à Maior das Antilhas.

"Há obstáculos como as leis do bloqueio que impedem a comunicação natural entre os cidadãos de ambas nações, confiamos em que isso mudará", enfatizou a solista Ada Mc Kenzie.

Com numerosas turnês internacionais e um amplo repertorio, o grupo coral interpreta canções clássicas, litúrgicas e folclóricas, que recreiam o universo dos lugares conhecidos durante suas viagens.

Quando cantamos juntos somos iguais, irmãos, por isso é tão importante para nós compartilhar cena com projetos de outras latitudes, disse Harrison. "Amamos a música desta terra e admiramos a paixão com que homens e mulheres defendem seus ritmos".

Sharing a new song, compartilhar uma nova canção, é o nome e a essência de SANS, que se apresentou nesta ocidental província na sede da União de Escritores e Artistas junto ao coro polifônico local e a crianças que estudam na Escola Vocacional de Arte Raúl Sánchez.

Depois de interpretar peças sul-africanas e da tradição religiosa afro-ameriana, presentearam aos locais com temas emblemáticos do pentagrama nacional como o bolero "Doce embeleso", composto pelo músico cubano Miguel Matamoros.

Quando estamos aqui sentimos com maior força o ritmo da vida, por isso regressamos, comentou Diane Winchester, diretora do agrupamento ao apresentar a melodia "Rhythm of life".

Os vocalistas de Boston visitarão também as províncias de Matanzas e Cidade de Havana, onde dialogarão com intelectuais e estudantes até cinco de dezembro próximo.

arc/ap/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário