quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Integração e Honduras em agenda da Assembleia do PARLATINO

Panamá, 3 dez (Prensa Latina)


 Temas relacionados com a integração regional e a possível suspensão do Congresso de Honduras figuram hoje entre os pontos principais da XXV Assembleia Ordinária do Parlamento Latino-americano (PARLATINO), com sede nesta capital.



Segundo fontes desse órgão regional, no programa até o dia 4 de dezembro está previsto o debate sobre políticas e estratégias socioeconômicas e culturais de desenvolvimento e luta contra a pobreza e a desigualdade.



Desta forma, Telasco Polegar, coordenador de integração regional da Secretaria Permanente do Sistema Econômico Latino-americano (SELA), exporá "O Papel da Integração no desenvolvimento e no combate à pobreza na América Latina e no Caribe".



As instituições legislativas representadas no PARLATINO discutirão ademais a suspensão do Parlamento hondurenho como membro desta instância.



A análise desse último ponto responde à situação surgida nesse país centro-americano, onde um golpe militar deslocou do cargo o presidente constitucional Manuel Zelaya.



Como passo prévio à reunião, duas comissões permanentes (Energia e Minas e Segurança Cidadã) e três grupos de trabalho concretizaram os projetos que deverão ser aprovados na assembleia.



Os participantes analisarão também o relatório de atividades e as projeções para 2010, unido à colocação da primeira pedra do edifício que acolherá a sede permanente do PARLATINO no Panamá.



ocs/mem/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário