segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Resistência de Honduras declara farsa eleitoral golpista como fracassada

.

Tegucigalpa, 29 nov (Prensa Latina)


 A Frente Nacional contra o golpe de Estado de Honduras afirmou hoje ter constatado o fracasso da farsa eleitoral realizada pelo regime de facto imposto pelos militares há cinco meses.

Em um comunicado, afirmou que das 07:00 às 11:00 horas o comparecimento de eleitores às urnas foi escasso, "apesar da campanha de intimidação com ameaça de prisão feita à população em geral, caso não se apresentasse para votar".

O comunicado agrega que o povo resistiu também "às ameaças de repressão laboral, feitas tanto pelo governo de facto e por parte da empresa privada aos empregados que não demonstrassem ter exercido o voto".

"Esta realidade desautoriza o Tribunal Supremo Eleitoral a divulgar resultados exagerados com o fim de dar credibilidade a sua farsa eleitoral", adverte a vasta aliança de forças sociais e políticas.

Destaca que "Isso significa que o povo hondurenho adquiriu maturidade para reconhecer que aqueles que convocam a este processo eleitoral ilegítimo constituem o principal obstáculo para a democracia".

Felicita ainda toda a população por aderir voluntariamente ao chamado da Frente Nacional de Resistência para a realização de um Toque de recolher Popular ativo para não dar aval à farsa eleitoral da ditadura.

Reconhece o povo por sua atitude digna e valente e convida-o "a manter-se firme e alerta nesta posição, até derrotar definitivamente a manobra golpista".

"Denunciamos diante do povo hondurenho e diante da comunidade internacional que as forças repressivas do governo usurpador continuam com sua campanha de terror contra aqueles que se opõem ao golpe de Estado", afirma o documento.

Detalha também que, desde a noite de ontem e a madrugada de hoje, o regime realizou invasões arbitrárias às sedes de organizações populares e a casas, bem como ações de intimidação policial em bairros e colônias que são bastiões da Resistência.

Outras das ações repressivas denunciadas pela Frente são os cercos militares contra sedes de sindicatos e o bloqueio de ruas e estradas com barreiras intimidantes.

"Agradecemos à solidariedade dos povos centro-americanos por sua valente postura ao bloquear as estradas panamericanas em repúdio às eleições do regime golpista", expressa também o comunicado.

As eleições deste domingo são rechaçadas pela maioria dos países, com a exceção do governo dos Estados Unidos e de seus aliados mais próximos.



lma/rl/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário