segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Golpistas hondurenhos reprimem manifestação em San Pedro Sula

Tegucigalpa, 29 nov (Prensa Latina)


 A polícia hondurenha reprimiu uma manifestação pacífica contra o golpe de Estado e pela volta à institucionalidade realizada em San Pedro Sula por ocasião da farsa eleitoral deste domingo.

As forças de segurança arremeteram com paus, carros-pipa e bombas de gás lacrimogênio contra milhares de pessoas reunidas no Parque Central da capital econômica do país, segundo denunciou a ativista Daisy Bonilla.

"Os golpistas rodearam o lugar e começaram a reprimir os manifestantes, que se encontravam ali de maneira pacífica", disse Bonilla, acrescentando que há vários feridos.

Jorge Zelaya, outro dos participantes na manifestação, afirmou que os presentes foram atacados, inclusive com balas de borracha, após realizar uma passeata pacífica em direção à catedral para recordar as vítimas da quartelada do dia 28 de junho.

Helicópteros militares sobrevoam a cidade, que se encontra sob forte mobilização do exército e da polícia, com centros de votação cercados pelo efetivo.

A Frente Nacional de Resistência contra o Golpe de Estado denunciou o clima de terror, as invasões arbitrárias a casas e às sedes de organizações populares e as detenções registradas durante as eleições.

Em coletiva de imprensa nesta capital, líderes da Frente afirmaram que apesar da campanha de intimidação do regime de facto para obrigar os cidadãos a votarem, o comparecimento às urnas é escasso.

A Frente, que agrupa dezenas de organizações camponesas, indígenas, sindicais, políticos progressistas e membros de outros setores, manifestou seu desconhecimento sobre um processo eleitoral ilegítimo e sem garantias de transparência.



lma/car/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário