sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Brasil reitera rejeição a eleições em Honduras

Brasília, 4 dez (Prensa Latina) O assessor especial da presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, reiterou que o Brasil não reconhecerá o resultado das eleições efetuadas em Honduras no domingo passado.



Em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação, García -que encontra-se na Alemanha junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva- sublinhou que o governo brasileiro não se questiona assuntos como fraudes e representatividade durante as eleições hondurenhas.



O não reconhecimento das eleições é uma posição compartilhada por países importantes de América do Sul, assegurou o assessor especial, que agregou que agora esperam pela decisão que adotará a Organização dos Estados Americanos (OEA), que em sessão extraordinária, analisará a situação em Honduras.



Para o governo brasileiro, legitimar as eleições do domingo passado é legitimar o golpe de Estado do dia 28 de junho, que não só retirou o presidente constitucional José Manuel Zelaya da presidência, como também até dessa nação centro-americana.



Zelaya retornou a Tegucigalpa no último dia 21 de setembro e desde então está refugiado na embaixada do Brasil na capital hondurenha.



Diversas negociações, incluídas da Organização dos Estados Americanos (OEA), fracassaram na tentativa de que o governo de facto permitisse a volta ao poder do presidente eleito antes das eleições gerais.



Na quarta-feira passada, o presidente Lula e o chanceler Celso Amorim reafirmaram a postura brasileira de negar a legitimidade do processo eleitoral hondurenho, por ter sido efetuado sob um governo de facto e sem a condição do regresso de Zelaya ao poder.



No entanto, ambos assinalaram a necessidade de dar um prazo para avaliar os novos fatos internos na nação hondurenha e a posição que adotará a OEA em sua reunião extraordinária.



Nesta semana, o Congresso Nacional de Honduras recusou a restituição do governo do presidente Zelaya.



ocs/ale/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário