terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Governo boliviano garante ajuda econômica para idosos

La Paz, 1 dez (Prensa Latina)


O governo boliviano garantiu um orçamento de 250 milhões de dólares para o 2010 destinado ao pagamento de uma ajuda econômica a pessoas maiores de 60 anos de idade, destaca hoje o jornal Cambio.



Segundo o rotativo, que cita declarações de Mario Guillén, vice-ministro de Pensões e Serviços Financeiros, para a chamada Renda Dignidade o Estado está em condições de cobrir qualquer eventualidade que possa ocorrer com o preço internacional do petróleo, considerando que o bônus é resolvido com recursos do Imposto Direto aos Hidrocarbonetos (IDH).



O benefício aos idosos, acrescentou o oficial, também é financiado com os recursos provenientes da rentabilidade das empresas pelo Fundo de Capitalização Coletiva (FCC) e o Tesouro Geral da Nação (TGN).



O Executivo iniciou em fevereiro de 2008 o pagamento de rende-a Dignidade com 200 bolivianos mensais (28 dólares) para aquelas pessoas que não têm aposentação e de 150 bolivianos (21 dólares) para quem contam com o benefício.



Guillén indicou que até o momento se registraram ao redor de 720 mil pessoas que cobraram o bônus em todo o país sul-americano, cifra que a cada ano tende a aumentar.



Segundo estatísticas oficiais, até dezembro de 2008 o pagamento da renda beneficiou a 687 mil 962 adultos maiores, dessa cifra, 45,38% são e 54,62, mulheres.



La Paz é o departamento com o maior número de beneficiários com a Renda Dignidade, seguido por Cochabamba e Santa Cruz.



O governo também implementou outras ajudas econômicas como o bônus Juancito Pinto, para escolares e o Juana Azurduy, que se distribui entre mulheres gestantes para evitar a mortalidade materno infantil.



lgo/ga/dcp






Transbordamento de rios afetam a milhares de famílias bolivianas



La Paz, 1 dez (Prensa Latina) Autoridades da Defesa Civil da Bolívia confirmaram hoje que, depois de intensas precipitações, ao menos 1.600 famílias têm sido afetadas pelo transbordamento de rios na região central de Chapare (Cochabamba).



De acordo com o responsável por Projeto e Desastres Naturais Agrícolas da Prefeitura, Juan Carlos Layme, os principais danos reportam-se nos municípios de Villa Tunari, Chimoré e Puerto Villarroel.



Layme explicou que têm sido anegadas grandes extensões de cultivos arroz, iúca, banana, laranja e outras frutas em 16 mil hectares de 22 comunidades.



Informou que pelo momento não existem perdas de vidas humanas, mas sim custosos danos em animais de granja, gado e de infra-estrutura.



Reportam-se ademais deslizamentos na estrada que liga Cochabamba com Santa Cruz (oriente), acrescentou.



lgo/ga/dcp











Escolas e comunidades bolivianas recebem televisão por satélite



La Paz, 1 dez (Prensa Latina) A televisão por satélite que oferece a Empresa Nacional de Telecomunicações (ENTEL) beneficiará nas próximas semanas a cinco mil escolas de todo este país, explicou hoje um comunicado da companhia estatal.



A instalação deste serviço nas unidades públicas responde a um convênio subscrito em passados dias entre os executivos de ENTEL e as autoridades do Ministério de Educação.



Este tipo de serviço também chegará a comunidades da área rural de vários departamentos bolivianos.



De acordo com o informe da estatal de telecomunicações, as primeiras instalações realizaram-se em populações da província Chapare, do departamento de Cochabamba; em Yanacachi e a Chojlla, em La Paz; em San Ramón, San Joaquin, Magdalena, em Beni; e em Cobija e Puerto Evo, em Pando.



Os executivos de ENTEL recordaram que o sinal de televisão satelital já está em plena operação, oferecendo os mais cômodos planos com canais nacionais e internacionais.



Bolívia também espera contar em dois-três anos com seu primeiro satélite de telecomunicações, projeto que conta com a cooperação da China e que melhorará este tipo de serviço e o acesso a Internet.



ocs/ga/dcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário