segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Ibero-América respalda iniciativa equatoriana Yasuní ITT

Quito, 30 nov (Prensa Latina)



A XIX Cúpula Ibero-americana em Estoril, Portugal, respaldou a iniciativa equatoriana Yasuní ITT de manter milionárias reservas de barris de petróleo sob terra amazônica a mudança de uma compensação econômica internacional.



Uma nota da presidência equatoriana divulgada hoje explica que os chefes de Estado e governo, reunidos em Portugal, aprovaram um Comunicado Especial, o qual expressa que se trata de uma "efetiva medida voluntária para enfrentar o problema da mudança climática".



Destacaram igualmente que essa iniciativa "garante a conservação de um dos lugares mais bio-diversos do mundo", ao propor deixar em solo 850 milhões de barris de petróleo, para evitar emissões de dióxido de carbono e respeitar os direitos de seus habitantes indígenas.



A iniciativa tem sido oferecida em diferentes fóruns mundiais através da chancelaria do Equador. Até o momento, ademais, conseguiu-se o respaldo do Movimento de Países Não Alinhados, da União de Nações Sul-americanas (UNASUL) e do Grupo do Rio, entre outros.



ocs/prl/dcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário