quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ibero-América reclama em Estoril fim do bloqueio estadunidense a Cuba

Estoril, Portugal, 1 dez (Prensa Latina)


Dignatários de 22 nações ibero-americanas exigiram hoje ao governo dos Estados Unidos pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba por quase cinco décadas.

Em um comunicado especial da XIX Cúpula Ibero-americana, as nações membros acrescentam o reclame a Washington de suspender a aplicação da chamada Lei Helms-Burton para aumentar o cerco à nação antilhana.

As chefes e os chefes de Estado e de governo dos países ibero-americanos, reunidos em Estoril, Portugal, para a XIX Cúpula Ibero-americana considerando as referências ao tema nas declarações de anteriores citas, indica o texto.

O comunicado reconhece o valor da reafirmação e atualização do conteúdo dos comunicados adotados pelas Cimeiras de Salamanca, Montevideo, Santiago de Chile e San Salvador, com igual título, ao abordar o tema Inovação e Conhecimento.

Os dignatários reafirmaram uma vez mais que na defesa do livre intercâmbio e da prática transparente do comércio internacional, resulta inaceitável a aplicação de medidas coercitivas unilaterais.

Em sua opinião, estas práticas afetam o bem-estar dos povos, seu acesso e desfrute pleno dos benefícios da cooperação internacional em matéria de Inovação e Conhecimento, e obstruem os processos de integração.

Os dignatários reiteramos o mais enérgico rejeição à aplicação de leis e medidas contrárias ao Direito Internacional como a Lei Helms-Burton e exortamos ao governo dos Estados Unidos a que ponha fim a sua aplicação.

O documento pede a Estados Unidos o cumprimento do disposto em 18 sucessivas resoluções aprovadas na Assembleia Geral das Nações Unidas e ponha fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro que mantém contra Cuba.

A XIX Cúpula Iberoamericana terminou neste balneário português, a 25 quilômetros de Lisboa, com a adoção de uma Declaração Final, do Plano de ação e de 12 comunicados especiais.

ocs/leg/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário