segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Norte-americanos exigem que Obama não reconheça eleições de Honduras

Tegucigalpa, 29 nov (Prensa Latina)


Membros de organizações defensoras dos direitos humanos dos Estados Unidos exigiram hoje que o presidente Barack Obama não reconheça as eleições deste domingo em Honduras.

Cerca de 20 membros desses agrupamentos realizaram um protesto em frente à sede diplomática estadunidense nesta capital, localizada na elegante colônia de Lomas del Guijarro.

Em um comunicado entregue aos jornalistas, denunciaram ter observado no país situações graves de abusos sistemáticos dos direitos humanos como invasçoes ilegais, detenções, ameaças, maltrato físico e intimidações.

O comunicado agrega que estas ações são dirigidas especialmente contra os membros da Frente Nacional contra o golpe de Estado, que lidera a resistência pacífica ao golpe militar desde seu início, no dia 28 de junho.

Apontam que o processo eleitoral se desenrolou em clima de insegurança e de abusos aos direitos humanos, motivo pelo qual exortan a administração Obama a não reconhecê-lo como legítimo.

Obama, em declarações anteriores, assinalou as eleições como a solução à grave crise desatada pelo golpe de estado contra o presidente Manuel Zelaya.



lma/rl/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário