segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Honduras centra deliberações em início de Cúpula de Estoril

Por Luis Enrique González, enviado especial



Estoril, Portugal, 30 nov (Prensa Latina) A XIX Cúpula Ibero-americana começou hoje neste balneário com um chamado de Portugal a defender o tema Inovação e Conhecimento, ainda que o assunto chave é a postura da região em torno de Honduras.



O presidente português, Anibal Cavaco Silva, inaugurou a primeira sessão com o pedido aos 22 países membros a buscar iniciativas para um futuro melhor, em um discurso similar ao de ontem no jantar oferecido aos presidentes.



A essência foi a mesma nas palavras do premiê luso, José Sócrates, e do secretário geral ibero-americano, Enrique Iglesias, quem advogaram por inovar para acabar com as desigualdades e superar a crise.



No entanto, a sessão a portas fechadas marcou a diferença ao expressar, na maioria das intervenções dos chefes de delegações, a rejeição às eleições em Honduras conduzidas pelo governo do golpista Roberto Micheletti.



Quase a totalidade dos discursos incluíram o desconhecimento aos resultados das eleições na nação centro-americana, como ante-sala de uma posição de consenso da Ibero-América antes de finalizar a Cúpula de Estoril, a 25 quilômetros ao oeste de Lisboa.



Brasil, Cuba, Espanha, Argentina, entre outras nações, expressaram de maneira contundente a negativa a aceitar os votos em Honduras como conseqüência do golpe de Estado contra o presidente constitucional Manuel Zelaya.



Outro dos tópicos presente às deliberações desta primeira data da reunião ao mais alto nível tem sido o da necessidade de adotar uma posição comum prévia à reunião sobre mudança climática em Copenhague, Dinamarca.



Estes temas foram tratados ontem na reunião de ministros de Assuntos Exteriores, quem encarregaram-se de pôr a ponto os documentos que examinarão os governantes.



Durante suas deliberações, que se estenderão até manhã, os chefes de Estado e governo reflexionarão sobre o papel da inovação para o desenvolvimento dos países do fórum no contexto da sociedade do conhecimento.



Segundo o projeto de documento final, os dignatários destacarão a crescente importância das políticas científicas e tecnológicas, e da educação superior para o progresso dos Estados ibero-americanos.



ocs/leg/dcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário