domingo, 29 de novembro de 2009

Eleições, outra tensa escala da crise em Honduras 27/11/09

Tegucigalpa, 27 nov (Prensa Latina) As questionadas eleições do próximo domingo constituem outra tensa escala da já prolongada crise em Honduras, frente a rejeição de vastos setores sociais e políticos que as consideram uma farsa.



As eleições têm aprofundado a confrontação política, aguçada depois do golpe militar do passado 28 de junho nesta empobrecida nação, entre os grupos de poder que dominam o país e os setores populares marginalizados.



As posições destas forças são diametralmente opostas diante da votação do dia 29.



A Frente Nacional contra o golpe de Estado, que lidera a resistência desde o mesmo dia da ação militar, ratificou que desconhecerá os resultados do sufrágio, que considera uma tentativa de legitimar a ruptura da ordem democrática.



Essa aliança demanda como solução à crise a restituição da ordem constitucional e do presidente Manuel Zelaya, bem como a convocação de uma assembleia constituinte, popular e inclusiva.



Juan Barahona, Rafael Alegría e outros líderes da Frente confirmaram que a mobilização popular não será detida até atingir esses objetivos.



Zelaya anunciou sua decisão de impugnar as eleições ao denunciá-las como ilegais por ser organizada por um regime de facto.



Em um fato sem precedentes na América Latina, após um Golpe de Estado sem acordo político entre as partes, pretende-se, pelos que violentaram o mandato do povo, tutelar um falso processo eleitoral, afirmou ontem.



Acrescentou que as eleições, sob um regime de repressão e censura, com um tribunal eleitoral parcializado, sem garantias de liberdade e transparência, têm o objetivo de encobrir e dar impunidade aos autores do golpe.



Enquanto isso, as forças armadas, a polícia, o governo de facto, os poderes legislativo e judicial, junto com os empresários, insistem em apresentar as eleições como a via de solução para o conflito.



Essa postura é apoiada pelo governo dos Estados Unidos, cujo presidente, Barack Obama, disse há dois dias que é "uma forma de começar de zero".



Os cinco partidos reconhecidos do país apresentaram-se às eleições, ainda que três deles sofreram importantes quebras em suas bases, direção e inclusive candidatos, opostos ao regime de facto.



Estes últimos são o Liberal, que postula o empresário Elvin Santos, Inovação e Unidade Social Democrata e Unificação Democrática, cujos candidatos, Bernard Martínez e César Ham, os meios de comunicação não dão opções de triunfo.



Os dois restantes são o conservador Nacional e o Democrata Cristão, que nomearam Porfirio Lobo, perdedor frente a Zelaya nas eleições de 2005, e Felícito Ávila.



O Liberal e o Nacional têm se alternado no poder nas últimas décadas.



lma/rl/es















EUA: as contas complicam-se no Afeganistão



Washington, 27 nov (Prensa Latina) Os Estados Unidos precisa que a Organização do Atlântico Norte contribua com ao menos mais 10 mil soldados a sua nova estratégia no Afeganistão que será anunciada na próxima terça-feira pelo presidente Barack Obama.



Obama receberia uma contribuição substancial dos aliados com um amplo sorriso, pois lhe limitaria em ter que empenhar mais homens, e lhe permitiria cobrir os números requeridos pelo general Stanley McChrystal com efetivos de outras nacionalidades.



Fontes anônimas próximas à Casa Branca assinalam que o presidente anunciará o envio de 30 mil soldados adicionais, por isso precisará de ao menos outros 10 mil provenientes de estados aliados para completar as carências de McChrystal.



No entanto, oficiais estadunidenses consultados pelo diário The New York Times reconhecem que os estados submetidos ao organismo militar possivelmente não possam reunir nem a metade dos militares que Washington espera.



Os membros da OTAN evitam o envio de novos destacamentos à nação centro-asiática, devido à crescente impopularidade da guerra e às suspeitas de corrupção que paira sobre o governo de Kabul, explica o jornal.



O panorama não é dos melhores para os Estados Unidos, pois França e Alemanha mal podem manter os níveis atuais devido à pressão popular, a Grã-Bretanha enfrenta a maior rejeição à guerra dos últimos seis meses, e o Canadá e a Holanda discutem planos de retirada.



Os gerenciamentos realizados pelo premiê britânico, Gordon Brown, e pelo secretário da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, ganharão para a causa, quando mais, cinco mil efetivos, graças às pequenas contribuições de distintas nações.



Com um contingente conformado a retalhos, saem outros inconvenientes a público, como a disparidade na preparação dos homens, as diferenças de idioma e a impossibilidade de dar coesão a um grupo tão heterogêneo.



A isso se une o fato de que cada nação impõe restrições ao tipo de atividades que podem realizar seus soldados, o que deixa em entredito a capacidade militar que despregará Washington em uma região onde chegou há nove anos convencido de sua invencibilidade.



lma/iep/es

















Chávez receberá presidente palestino Abbas na Venezuela



Caracas, 27 nov (Prensa Latina) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, receberá hoje seu par da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, que encontra-se de visita oficial aqui como parte do giro que realiza pela América do Sul.



Abbas visitou o Brasil, Argentina e Chile em busca de apoio à demanda de que a Organização das Nações Unidas reconheça o Estado palestino conforme às fronteiras de 1967.



Durante seu percurso pela região, o político, de 74 anos, criticou a falta de ação do presidente estadunidense, Barack Obama, apesar de seu compromisso de impulsionar um processo de paz com Israel e o estabelecimento de um Estado palestino.



O líder da ANP também insistiu na necessidade de que Israel suspenda a construção de assentamentos judeus em território palestino como condição indispensável para falar de paz.



Para esta sexta-feira está previsto que o líder da ANP intervenha como convidado de honra na Assembleia Nacional, segundo informou o deputado venezuelano Augusto Montiel.



Abbas dará sua mensagem para nos aproximar da realidade do povo palestino, que tem sofrido o genocídio de milhares de pessoas, vítimas das políticas bélicas do governo israelense apoiado pelos Estados Unidos, manifestou o parlamentar.



Esta é a primeira viagem oficial de Abbas a esta nação, onde a ANP estabeleceu em abril último uma representação diplomática.



Em janeiro deste ano, o governo venezuelano expulsou os diplomatas de Israel, em repúdio ao massacre de palestinos durante uma ofensiva israelense em Gaza. Pouco depois, Tel Aviv fez o mesmo com a representação diplomática bolivariana.



lma/rsm/es







Ausência da Colômbia bloqueia objetivos de reunião da UNASUL



Por Pedro Rioseco



Quito, 27 nov (Prensa Latina) A ausência do Chanceler e do ministro de Defesa da Colômbia na reunião prevista hoje aqui com seus pares dos outros 11 países integrantes da União de Nações Sul-americanas (UNASUL) bloqueia a possibilidade de desfazer a tensão regional.



Ao assinar a Colômbia um convênio com os Estados Unidos, permitindo às forças armadas dessa potência a utilização de sete bases militares em seu território, a Venezuela junto com outros países da região denunciaram esse fato como uma ameaça a sua soberania.



A divulgação recente de um documento da Força Aérea dos Estados Unidos confirmou essa ameaça ao admitir que essa presença militar era importante, além do argumento empregado da luta antidrogas, pela proximidade de governos "anti-norte-americanos".



Em cumprimento ao mandato da Cúpula de Bariloche, de 28 de agosto de 2009, os ministros preveem continuar hoje o desenho de Medidas de Fomento da Confiança e da Segurança entre os países membros da UNASUL", processo iniciado em 15 de setembro.



A respeito, o chanceler equatoriano, Fánder Falconí, recordou nesta semana que "há um clima complicado na região" pela tensão entre Peru e Chile, devido a uma suposta espionagem chilena, e o mal-estar que provoca na região o acordo de cooperação militar entre Colômbia e Estados Unidos.



Ao limitar agora o governo de Bogotá sua presença na reunião ministerial extraordinária de Quito a "uma delegação técnica", isso bloqueia de fato qualquer avanço substantivo na criação do Acordo de Paz que propõe o Peru e as garantias exigidas sobre o uso dessas bases.



Segundo um comunicado da Chancelaria equatoriana difundido nesta quarta-feira, o presidente equatoriano, Rafael Correa, em sua condição de presidente Pró-Témpore de UNASUL, comprometeu seu esforço para incorporar na agenda a proposta do Peru.



Essa proposta pretende que os membros da UNASUL assinem um Acordo de Paz e Não Agressão, pretende também criar uma Força Sul-americana de Paz e reduzir a compra de armas de guerra nos próximos cinco anos, em todos os quais a ausência da Colômbia faria inefetivo qualquer debate.



lma/prl/es



























Continuam atos de fechamento de campanha eleitoral de partido boliviano



Cobija, Bolívia, 27 nov (Prensa Latina) Frente às eleições gerais na Bolívia do próximo dia 6 de dezembro, os atos de fechamento de campanha do governamental Movimento ao Socialismo (MAS) continuam hoje nesta cidade capital da região amazônica de Pando.



A concentração popular, na central avenida 9 de dezembro, contará com a participação do presidente Evo Morales e do vice-presidente, Álvaro García, a dupla proposta por esse agrupamento político para um novo gerenciamento 2010-2015.



Ontem, Morales teve uma intensa agenda que o levou a Tarija (sul) em um encontro com microempresários, a Potosí e à cidade de La Paz onde foi proclamado também pela Confederação Única de Artistas da Bolívia. Nessas concentrações, Morales explicou a importância de um novo gerenciamento, que deve decidir o povo nas urnas, para instrumentar políticas de complementariedade dos países membros da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA).



Também insistiu na garantia de oportunidade de mercado externo às entidades nacionais e que o processo de mudança iniciado no país em 2006 converta-se em projeto político de libertação de seu povo.



Morales enfatizou na necessidade de participar dos sufrágios para defender as atuais transformações e também atingir os dois terços requeridos na futura Assembleia Legislativa Plurinacional (nome do Congresso em 2010 ) para poder implementar a Constituição Política do Estado, vigente desde fevereiro último.



Também alertou sobre o perigo do voto cruzado que impulsiona a oposição para tratar de conquistar a maioria das 36 cadeiras no Senado, com a finalidade de continuar freando leis que beneficiarão à maioria.



Destacou que a arte e o esporte são duas manifestações que contribuem à unidade nacional.



No dia 6 de dezembro deste ano os bolivianos elegerão nas urnas o presidente e o vice-presidente do país, bem como os 166 membros da Assembleia Legislativa Plurinacional.



Nessa mesma data, as regiões de La Paz, Oruro, Cochabamba, Potosí, Chuquisaca e Grande Chaco, e uma dezena de municípios indígenas decidirão sobre seus status autônomos.



lma/ga/es























Começa no México congresso nacional sobre SIDA



México, 27 nov (Prensa Latina) Especialistas em saúde, especialistas em outros campos e doentes pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) começam hoje na cidade de Tuxtla Gutiérrez o décimo primeiro congresso nacional sobre SIDA (AIDS) no México.



Segundo os organizadores do evento, foram entregues 300 bolsas para assegurar a participação de pesquisadores, organizações da sociedade civil e pessoas que vivem com o HIV nesse encontro na capital do sulista estado de Chiapas.



O diretor do Centro Nacional para a Prevenção e o controle do HIV/SIDA (CENSIDA), José Antonio Izazola, informou que examinarão os avanços mais significativos no tratamento da doença, o combate ao estigma, a discriminação e a homofobia associados ao padecimento.



Durante o Fórum serão desenvolvidas conferências magistrais, sessões plenárias, múltiplas oficinas e simpósios a fim de avaliar a situação da epidemia no país e o impacto dos projetos executados pelas organizações da sociedade civil, indicou o titular de CENSIDA.



Até o dia 30 de novembro sessionará o encontro que servirá de antessala à comemoração no dia 1° de dezembro do Dia Mundial de Luta contra a SIDA.



Desde o início da epidemia no México registraram-se aproximadamente 150 mil doentes por SIDA, mas provavelmente a metade dessas pessoas já faleceram, precisou Izazola.



Não obstante, estimados oficiais alertam que a cifra pode ser superior, cerca de 220 mil contaminados; mas nem todo mundo sabe que vive com HIV devido à falta de diagnósticos oportunos, afirmou o especialista.



lma/mjm/es

















"Bandeiraço" fecha campanha eleitoral da Frente Ampla do Uruguai



Montevideo, 27 nov (Prensa Latina) As redes da Frente Ampla (FA) fecharam a campanha eleitoral com um "Bandeiraço Final", que partiu do ponto de encontro 18 de Julio e Ejido para a capitalina Praia Ramírez.



Milhares de pessoas partiram na manifestação e outras tantas somaram-se para portar o emblemático estandarte de mais de um quilômetro de cumprimento nomeada "colcha de retalhos", feita com contribuições de tecidos de simpatizantes da coalizão de esquerda.



A fórmula frente-amplista, José Mujica-Danilo Astori, esteve presente no arenal e antes de deslocar-se para a praia, participou em um ato organizado pela brigada de sindicalistas "Pepe D´Elía", histórico dirigente operário da FA.



O Partido Nacional (PN), por sua vez, elegeu a Praça Independência para realizar sua última intervenção pública com a presença do binômio Luis Alberto Lacalle-Jorge Larrañaga, representante dessa força.



Tais jornadas foram as finais da campanha eleitoral, já que a partir das 00.00 horas (local) desta sexta-feira entrou em vigor a lei estabelecida pela Corte Eleitoral, que proíbe anúncios publicitários eleitorais.



Neste domingo será realizado no Uruguai o segundo turno das eleições gerais, para selecionar entre a FA e o PN, o Chefe de Estado e seu vice-presidente para o período 2010-2015.



Segundo todas as pesquisas de opinião dados divulgadas nos últimos dias, Mujica e Astori levam uma vantagem em intenção de voto entre oito e 10 unidades percentuais sobre Lacalle e Larrañaga.



O candidato da FA alertou seus seguidores sobre um possível efeito desmobilizador pelos números das pesquisas.



asg/wap/es

















Violência de gênero sem ceder na Malásia



Kuala Lumpur, 27 nov (Prensa Latina) A violência doméstica e as violações tendem a crescer na Malásia apesar dos esforços do governo para diminuir essa marca, assinalou hoje uma fonte oficial.



A questão da pobreza das mulheres e a violência contra elas permanece na agenda internacional, regional e nacional durante décadas, mas ainda são discriminadas, assinalou a vice-ministra encarregada também da família e do desenvolvimento da comunidade, Chew Mei Fun.



Em um diálogo com a imprensa, Chew adiantou projetos para revisar inclusive leis e regulações que acentuam a marginalização das mulheres e que as coloca cada vez mais na pobreza.



Estatísticas da polícia malásia sobre os casos registrados aumentam progressivamente, enquanto a ativista social Marina Mahathir denunciou que o sexo feminino é vítima de perseguição e violência sexual, mutilação genital, as chamadas "matanças honráveis" e o tráfico de mulheres e meninas.



Segundo explicou Mahathir em um evento dedicado ao tema, esse flagelo parte da desigualdade de gênero em um país onde a mulher tem sido vista como ser inferior ao homem e que deve ser submissa, controlada e explorada.



asg/sus/es





Independente busca subir posições no futebol argentino



Buenos Aires, 27 nov (Prensa Latina) O Independente de Avellaneda enfrentará esta noite o Furacão em busca de três pontos que lhe permitam subir posições no torneio Abertura 2009 do futebol argentino, cuja décima sexta rodada começa hoje.



Os "vermelhos", que vêm da partida do líder Banfield, acumulam 26 pontos e ocupam o sexto lugar na tabela de posições, com oito triunfos, dois empates e cinco derrotas.



Seu rival de hoje, o fraco Furacão, é o penúltimo na classificação e soma apenas 10 unidades, pois até agora ganhou só duas partidas, empatou quatro e sofreu nove derrotas.



No outro desafio marcado para esta sexta-feira, Rosario Central enfrentará o Atlético de Tucumán. Com uma partida a mais jogada, os rosarinos totalizam 26 pontos (7-5-4) contra 15 de seus oponentes (4-3-8).



O restante da décima sexta rodada completam-no os encontros Chacarita Juniors-Godoy Cruz e River Plate-Estudantes de la Plata, no sábado 28.



A jornada dominical constará de três confrontos: San Lorenzo de Almagro-Boca Juniors, Tigre-Vélez Sarsfield e Banfield-Racing Clube.



No fechamento da rodada, na segunda-feira, se enfrentarão Arsenal- Lanús, Colón de Santa Fé-Newell´s Old Boys e Gimnasia e Esgrima de la Plata-Argentinos Juniors.



A tabela de posições da Abertura 2009 concluídas as 15 primeiras rodadas a encabeça o único invicto, Banfield, com 35 pontos. Atrás localizam-se Newell´s (33) e Colón (31), este último com uma partida a mais.



asg/mpm/es

















Índia registra 17.486 casos de gripe A(H1N1)



Nova Delhi, 27 nov (Prensa Latina) A Índia registra um acumulado de 17.486 casos de gripe provocada pelo vírus A(H1N1) e 561 falecidos desde que detectou-se a doença no país em maio passado, informou hoje uma fonte oficial.



Os laboratórios estatais e privados analisaram mostras tomadas de 85.302 pessoas, das quais 17.486 resultaram positivas, 20,4 por cento do total, apontou o ministério de Saúde em seu mais recente relatório sobre a pandemia.



Segundo o documento, Maharashtra é o estado mais afetado, com 3.933 pessoas infestadas até a data e 220 mortes.



Delhi, território onde se localiza a cidade capital, registra o maior número de casos (4.300), mas apenas se confirmam 18 falecimentos por causa da doença.



De acordos com o mais recente relatório da Organização Mundial de Saúde, a influenza provocada pelo vírus A(H1N1) infectou 526.060 pessoas em 206 países, onde morreram ao menos 6.770 dos doentes.



lma/nm/es



















Tremor de 5,6 em oeste venezuelano



Caracas, 27 nov (Prensa Latina) Um tremor de 5,6 graus na escala Richetr sentiu-se no estado venezuelano Lara, no oeste do país, sem provocar perdas humanas e só alguns danos estruturais menores em algumas edificações.



O presidente da Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas, Francisco Garcés, informou que o movimento registrado às 03:45 horas é de tipo superficial, que não supera os cinco quilômetros de profundidade.



O evento sísmico sentiu-se além de Lara nos estados Falcón, Yaracuy, Zulia, Carabobo e Aragua e posteriormente produziram-se sete réplicas de 3,5 a 2,5 graus na escala Richter, informou Garcés.



Por sua vez, o diretor de Proteção Civil, Luis Díaz, disse a televisoras locais que em Siquisique, município Urdaneta do estado Lara, foram registrados danos estruturais menores, sem perdas humanas.



Díaz chamou a acalma à população e recomendou resguardar-se embaixo das vigas da edificação caso se produza outro tremor.



rc/ml/es























Concluem reunião na Guatemala para relatório à comissão da ONU



Antigua, Guatemala, 27 nov (Prensa Latina) Representantes de países da América Latina e do Caribe preparam hoje aqui um relatório comum para o XVIII período de sessões da Comissão de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.



Em seu último dia reunidos nesta cidade, os delegados unificam critérios de documentos nacionais sobre as problemáticas de transporte, lixos sólidos, minério, produtos químicos e consumo sustentável.



Com eles integrarão o relatório regional que, por sua vez, nessa instância da ONU será consolidado com os de outros continentes em um global, com recomendações para solucionar esses problemas que afetam à sociedade.



De acordo com o ministro guatemalteco de Ambiente e Recursos Naturais, Luis Ferraté, o objetivo do relatório é tomar decisões para diminuir os efeitos da mudança climática.



arc/jf/es















EUA buscará milionário impulso contra o desemprego



Washington, 27 nov (Prensa Latina) O presidente estadunidense, Barack Obama, e a maioria democrata no Congresso analisarão um novo plano de estímulo de empregos, por cifras milionárias, a fim de impulsionar este debilitado setor, indicou hoje o diário Los Angeles Times.



Os legisladores disseram que trabalham numa proposta de lei com o presidente para janeiro próximo, embora ainda se desconheça quantos esforços serão necessários.



Prevalece ainda incerteza em que quantia este plano pode debilitar o já profundo déficit governamental para o próximo ano, comentou um editorial do diário Los Angeles Times.



Espera-se que o plano disponha de cifras milionárias para impulsionar o setor mais atingido pela crise neste país, que permitisse a criação de empregos e a manutenção dos já existentes.



As discussões sobre o montante da proposta será tema por estes dias, pois os legisladores propuseram-se em ter uma estratégia pronta para começar no ano 2010.



Esta iniciativa surgiu do reconhecimento oficial de que os 787 bilhões de dólares aprovados em fevereiro para impulsionar a recessiva economia estadunidense não são suficientes para combater a desocupação, cuja taxa atual está em 10,2 por cento.



Segundo os dados oficialmente reconhecidos, em outubro já se registravam cerca de 16 milhões de pessoas sem trabalho, e apenas de janeiro para cá o país perdeu 3,49 milhões de postos pela crise econômica.



Assessores do congresso especulam que o novo programa trabalhista pode ter um custo de 10 bilhões de dólares, adverte o jornal.



Em dias recente, a Reserva Federal e o Banco Central informaram otimistas previsãos sobre a economia estadunidense rumo à recuperação, no entanto permanecem os temores frente o crescente desemprego, segundo os analistas.



rc/ggr/es















China pode ampliar hoje vantagem no medalheiro mundial



Seul, 27 nov (Prensa Latina) As disputas de medalhas nos 69 quilogramas feminino e 94 masculino serão as atrações de hoje no Campeonato Mundial de Halterofilia de Goyang onde a China impõe a lei do mais forte.



A delegação dessa nação asiática domina o medalheiro com 18 ouros, oito pratas e sete bronzes, e levou em sua bagagem sete dos nove títulos disputados até o momento.



A presença na lista de inscrição para a disputa das mulheres da titular olímpica Liu Chunhong (CHN), e da vice-campeã, a russa Oxana Slivenko, dotará a categoria de um interesse especial.



Especialistas consideram que Oxana pudesse ser retirada dos Jogos Olímpicos porque a russa teve uma excelente temporada competitiva depois de umas curtas férias.



Ainda que a maioria aposte por coroá-la número oito dos chineses, que poderia conquistar Liu, terá outras atletas merecedoras da atenção dos especialistas.



Tais são os casos da colombiana Yessenia Solís, quarta colocada na competição da capital chinesa, a russa Svetlana Shimkova, a polonesa Ewa Mizdal, e a bielorrussa Shemshat Ulyaeva.



Na divisão masculina dos 94, a situação é diferente com protagonismo maior para os homens fortes do Velho Continente, ganhadores históricos das categorias mais altas.



NIzami Pashayev, de Azerbaiyán, é o mais destacado dos atletas que se inscreveram na categoria masculina com seu quinto lugar na disputa olímpica.



Depois da China na tabela de posições localizam-se Kazajastán (4-0-2), Bielorrússia (1-5-1), Turquia (1-4-3), Coreia (1-2-2), Indonésia (1-1-3) e Rússia (1-1-3) que fecha o grupo de nações com uma ou mais medalhas douradas até o momento.



lma/cw/es





Cubanos residentes na Colômbia reafirmarão lealdade a seu país



Bogotá, 27 nov (Prensa Latina) Cubanos residentes na Colômbia se reunirão no início de dezembro aqui com vistas a reafirmar sua lealdade ao projeto social na ilha e demandar o fim do bloqueio estadunidense contra seu país de origem.



Durante os dias 5 e 6 de dezembro ocorrerá aqui o I Encontro de Cubanos Residentes na Colômbia, situação considerada propícia para confraternizar, aumentar o conhecimento mútuo e desenvolver maiores vínculos em temas de interesse comum.



Em declarações à Prensa Latina, Franz Cachaza, membro do comitê organizador, assinalou que os participantes ratificarão seu compromisso com a ilha e condenarão a política hostil que por mais de 50 anos o governo dos Estados Unidos mantém contra Cuba.



Este espaço de contato, indicou, também será aproveitado para exigir a imediata libertação dos cinco cubanos presos nos Estados Unidos por combater o terrorismo.



Dessa maneira o encontro se solidarizará com a causa de Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Fernando González, Antonio Guerrero e René González, submetidos a um ilegal encarceramento por defender seu país de ações terroristas que se arquitetam em Miami.



Os Cinco, como são conhecidos internacionalmente, foram presos em setembro de 1998 e condenados a severas penas -que vão até dupla prisão perpétua- sem que se lhes seja capaz de aplicar.



Além dessas reclamações, os cubanos residentes na Colômbia abordarão diferentes aspectos da realidade de seu país, bem como a profundação dos vínculos com a imigração, explicou Cachaza.



arc/acl/es











Estabelecem relações Brunei e Trinidade e Tobago



Bandar Seri Begawan, Brunei 27 nov (Prensa Latina) Brunei Darussalam e Trinidade e Tobago estabeleceram relações diplomáticas, informaram hoje aqui fontes oficiais deste sultanato.



O documento que referenda esses vínculos foi assinado nesta quinta-feira na missão de Brunei na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, explicou o serviço informativo nacional BRUDIRECT.



Este país do sudeste asiático, membro do Movimento Não Alinhado, participa em mecanismos de cooperação com a América Latina e as Caraíbas como o Fórum Ásia Esta-América Latina e participa na Associação Econômica Estratégica Transpacífica com o Chile, da qual foi fundador em 2006. Integrante da Organização da Conferência Islâmica, Brunei faz parte também do principal bloco regional, a Associação de Nações do Sudeste Asiático.



asg/sus/dcp








Medvedev participa em Minsk em duas cúpulas regionais



Moscou, 27 nov (Prensa Latina) O presidente russo, Dmitri Medvedev, viaja hoje a Minsk para participar nas cúpulas da Comunidade Econômica Euro-asiática (EvraEC) e da União Alfandegária, destinadas a analisar a cooperação entre seis repúblicas ex-soviéticas.



A presidência russa indicou que participa nesses encontros com otimismo, enquanto o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, qualificou de acontecimento histórico esse fato.



Além de Rússia, Cazaquistão, Bielorrússia, Tadjiquistão, Quirguistão e Uzbequistão, na EvraEC, fundada em outubro de 2000, participam como observadores Ucrânia, Armênia e Moldova.



Medvedev, Lukashenko e seu colega kazajo, Nursultan Nazarbaev, sustentarão um encontro no marco da União Alfandegária para assinar um acordo que deve jogar a andar esse mecanismo econômico a partir de 1º de janeiro próximo, destacaram fontes do Kremlin.



Para 2011, os referidos três países devem concluir todos os procedimentos sobre o funcionamento da união alfandegária, após assinar em Minsk um acordo sobre o código alfandegário e os passos para sua ativação.



Ademais, Rússia, Bielorrússia e Cazaquistão deverão concretizar propostas sobre a tarifa única, a nomenclatura comum do comércio exterior, a lista de produtos proibidos para sua saída ou rendimento desde terceiras nações e outros documentos reguladores.



asg/to/dcp















Socialistas criticam a direita em Euro-câmara por Honduras



Estrasburgo, França, 27 nov (Prensa Latina) Os socialistas espanhóis criticaram a atitude do de direita Partido Popular (PP) no seio do Parlamento Europeu (PE), "por romper o consenso democrático internacional" com respeito a Honduras.



O PP da Espanha liderou os debates do Partido Popular Europeu ao desconhecer a condenação mundial ao golpe de Estado em Honduras e ao presidente constitucional desse país, Manuel Zelaya, ao apoiar as eleições do próximo domingo.



Ao contrário do lembrado pelo PE, os populares lembraram enviar observadores às eleições, além de manifestar uma clara ingerência nos assuntos internos da Nicarágua em torno da possibilidade de reeleição do presidente Daniel Ortega.



O euro-deputado socialista Luis Yáñez-Barnuevo recordou que a tom com os arranjos da comunidade internacional democrática, nem o PE, nem a Comissão Européia, nem os parlamentos nacionais dos 27, nem nenhuma instituição de prestígio, mandará observadores.



Ante a postura anacrônica do PP, Yáñez-Barnuevo fustigou a atitude de seu líder na Euro-câmara, Jaime Mayor Oreja, a quem acusou de desqualificar "a quem defendemos a democracia, o Estado de direito e os direitos humanos em Honduras e todo mundo".



Ao que parece em uma sorte de regresso às velhas práticas da ultra-direita, também o PP se projetou contra o presidente nicaragüense, depois de fazer comentários depreciativos sobre o chefe de Estado venezuelano, Hugo Chávez.



asg/ft/dcp













Polícia boliviana mira duro golpe ao narcotráfico



La Paz, 27 nov (Prensa Latina) A Força Especial de Luta Contra o Narcotráfico (FELCN) da Bolívia interveio 34 fábricas de alta capacidade e tecnologia colombiana que operavam na localidade de Machaj Marka, do central departamento de Cochabamba.



Segundo o diretor nacional da FELCN, coronel Óscar Nina, citado hoje pelo jornal Cambio, quando os habitantes advertiram a presença policial, praticamente a comunidade inteira se deu à fuga. Só se conseguiu apreender a uma mulher que se encontrava em uma das fábricas. De acordo com o informe inicial, os efetivos de interdição acharam ontem no lugar três mil litros de água rica (droga líquida), que equivale a cerca de 72 kg de massa base de cocaína, além de precursores de diversas características.



Também, 600 pacotes de folha de coca que foram incinerados porque era difícil transportar até a cidade de Cochabamba.



De acordo com o chefe policial, geralmente as fábricas descobertas são construídas para elaborar um quilo de droga por sessão, mas as achadas em Machaj Marka podiam produzir até o duplo em seis horas.



Os agentes da FELCN descobriram também na passada quarta-feira fábricas de cocaína nas imediações da localidade Pantipata, cerca da comunidade cochabambina de Capinota.



As operações da força antinarcóticos continuaram ontem à noite e prevê-se um relatório oficial em decorrência desta sexta-feira.



asg/por/dcp

















China aplicará programas para combater mudança climática



Beijing, 27 nov (Prensa Latina) China comprometeu-se hoje a combater a mudança climática de maneira ativa mediante a aplicação de programas enfileirados a reduzir as emissões de carbono e elevar a eficiência energética.



A decisão nesse sentido resultou de uma reunião do Birô Político do Partido Comunista da China presidida por seu secretário geral, Hu Jintao, na qual se analisaram as diretrizes do trabalho econômico em 2010.



Uma nota oficial indica que o país acelerará os grandes projetos relacionados com a conservação energética e a proteção do meio ambiente, em tanto se destinarão mais recursos à redução das emissões de carbono, entre outros objetivos.



No documento reconhece-se a necessidade de destinar também mais fundos à promoção da poupança energética.



Ontem, o gigante asiático anunciou que se propõe recortar para 2020 em 40-45% as emissões de dióxido de carbono com respeito aos níveis de 2005.



Nessa ocasião explicou-se que a medida, tomada de acordo com as condições nacionais e qualificada de importante contribuição aos esforços globais contra a mudança climática, se incluirá nos planos sócio-econômicos a médio e longo prazos.



Também se adiantou que esta nação a mais de um bilhão e 300 milhões de habitantes aumentará a extensão e a reserva de bosques em 40 milhões de hectares e um bilhão e 300 milhões de metros cúbicos, respectivamente, sobre os níveis de 2005.



De acordo com as autoridades, China, como país em desenvolvimento, defende a realização de esforços coordenados para fazer frente à mudança climática "mediante uma cooperação internacional pragmática e efetiva".



asg/lam/dcp











Presidente dominicano partirá hoje à Cúpula Ibero-americana



Santo Domingo, 27 nov (Prensa Latina) O presidente dominicano, Leonel Fernández, partirá hoje rumo a Portugal, sede da XIX Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, anunciou uma fonte oficial.



A saída do presidente está programada para as 11:00 da noite de hoje (03:00GMT) e sua estância na Península Ibérica contempla encontros com inversionistas portugueses, revela o anúncio da Direção de Imprensa da primeira magistratura.



O périplo presidencial inclui uma escala na França, cujo presidente, Nicolás Sarkozy, convidou a Fernández a realizar uma vista oficial a seu país.



Não existe uma agenda dos contatos entre ambos presidentes, mas é muito provável que tratem o espinhoso tema das relações entre República Dominicana e seu vizinho do Oeste, Haiti, com o qual compartilha a ilha Espanhola.



Paris tem mostrado preocupação pela situação em Haiti, submergido em uma profunda crise econômica que empurra a muitos de seus cidadãos a cruzar de maneira ilegal a fronteira com a República Dominicana.



Freqüentes incidentes entre haitianos ilegais e dominicanos e as expulsões de súditos do primeiro têm tensionado as relações bilaterais desde o ano passado, ainda que os conflitos são de longa data.



Conforme com o programa circulado à imprensa, Fernández fará uma escala em Nova Iorque o fim de semana próximo e retornará ao país na segunda-feira 7 de dezembro.



rc/msl/dcp













Oposição recusa em legislativo panamenho retirada do PARLACEN



Panamá, 27 nov (Prensa Latina) A análise no pleno legislativo da retirada do Panamá do Parlamento Centro-americano (PARLACEN) enfrenta-se hoje com a rejeição do opositor Partido Revolucionário Democrático (PRD), ao considerar esse passo como inconstitucional.



Os deputados dessa força política qüestionaram a saída da instância regional mediante o emprego de medidas unilaterais como as que propõe o governo.



A posição do executivo busca no parlamento a derrogação dos instrumentos legais da adesão do Panamá ao PARLACEN ante a ausência de consenso entre os membros desse mecanismo sobre o tema.



Cabe destacar que Nicarágua e Guatemala apresentaram de maneira formal suas objeções ao propósito deste país de retirar do organismo.



Unido a isso, os legisladores do PRD alertaram que esse passo afetaria os esforços a favor da integração regional e representa ademais uma violação à Constituição, que estabelece o respeito às normas do direito internacional.



Ao apresentar a proposta do governo, o ministro de Relações Exteriores, Juan Carlos Varela, considerou à mencionada instância parlamentar como inoperante, além de representar despesas importantes para a economia panamenha.



rc/mem/dcp







Brasil exaltará importância do conhecimento em Cúpula Ibero-americana



Brasília, 27 nov (Prensa Latina) O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, destacará na Cúpula Ibero-americana de Estoril, Portugal, na próxima semana, que por meio do conhecimento serão ampliadas as oportunidades das novas gerações.



Em conferência de imprensa sobre a participação do presidente brasileiro na décima nona reunião das nações ibero-americanas, o porta-voz presidencial, Marcelo Baumbach sustentou que Lula considera extremamente oportuno o tema central Inovação e conhecimento.



O presidente brasileiro estima que o estímulo ao conhecimento na América Latina e as Caraíbas e em todo o espaço ibero-americano é essencial para a posição diferenciada e mais competitiva na divisão internacional do trabalho, afirmou Baumbach, quem acrescentou que Lula viajará no domingo a Portugal.



Também, prosseguiu o porta-voz, o presidente brasileiro considera ao conhecimento ferramenta importante para atender as apremiantes necessidades de distribuição de renda, fortalecimento da cidadania e maior inserção competitiva na economia global.



Também, referiu, reconhece o papel da inovação como motor do desenvolvimento, capaz de gerar ciclos prolongados de crescimento, pelo que defende a necessidade do compromisso com políticas públicas em longo prazo que assegurem a continuidade dos projetos nessa área. A promoção da inovação e do conhecimento devem ser instrumentos de inclusão social, ao dar prioridade ao aumento da produção de alimentos e bens essenciais, e beneficiar a atenção das necessidades da população em saúde, educação, qualificação profissional e segurança social, assegura o presidente.



Nesse sentido, o porta-voz indicou que pára Lula merece se enfatizar a perspectiva do lançamento, na Cúpula, do Programa Ibero-americano Inova.



Leste tem o propósito de reforçar com caráter inclusivo e aberto a cooperação da região em matéria de investigação aplicada à inovação tecnológica entre empresas, universidades e organismos de investigações.



Baumbach apontou que os chefes de estado e governo presentes na Cúpula de Estoril devem aprovar, entre outros documentos, a Declaração de Portugal, centrada na recomendação de ações na promoção da inovação e o conhecimento.



rc/ale/dcp













Ataque israelense provoca um morto e quatro feridos em Gaza



Gaza, 27 nov (Prensa Latina) Um palestino morreu e outros quatro resultaram feridos hoje por causa de um ataque da aviação israelense contra o norte de Gaza, enquanto em Cisjordânia reportou-se outro incidente entre árabes e judeus.



Aviões de guerra de Israel lançaram a primeira hora da sexta-feira projeteis contra um grupo de palestinos no campo de refugiados de Jebaliya, provocando a morte de um homem e lesões a outros quatro, dois deles em estado crítico, segundo fontes médicas.



Meios noticiosos israelenses, por sua vez, indicaram que as vítimas pertenciam a um grupo armado denominado Jaljalat, supostamente relacionado com a rede Al-Qaeda, o qual foi desmentido por líderes das brigadas de resistência islâmica nesta faixa.



De acordo com uma porta-voz do exército de Tel Aviv citada por jornais locais, os palestinos preparavam-se para lançar projeteis contra o sul do vizinho território.



Horas antes, as mesmas fontes militares disseram que cinco morteiros disparados desde este território caíram no sul de Israel sem causar vítimas, mas outros reportes negaram que os foguetes tenham caído naquela área.



Os ataques israelenses ocorreram em uma semana após que agrupamentos palestinos em Gaza lembraram com o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que controla o território, se abster de lançar foguetes, excepto para responder a incursões aéreas inimigas.



Também, coincidiu com o anúncio do adiamento das negociações entre Hamas e Israel para uma eventual troca de centenas de prisioneiros palestinos pelo soldado Gilad Shalit, capturado pelo Hamas em 2006 e preso em um lugar desconhecido de Gaza.



O diálogo para esse possível acordo se retomará após os quatro dias de celebrações muçulmanas do Eid Al-Adha, que começaram hoje em todas as nações árabe-islâmicas, se explicou.



Por outro lado, meios noticiosos na Cisjordânia disseram que um palestino sofreu feridas por disparos de um militar israelense nas vizinhanças do assentamento judeu de Kiryat Arba, na cidade de Hebrón, depois de ferir com uma arma branca a dois colonos israelenses.



rc/ucl/dcp

















Brasil expressa consternação por massacre em Filipinas



Brasília, 27 nov (Prensa Latina) O governo brasileiro expressou seu consternação pelo massacre ocorrido em Mindanao, Filipinas, no passado dia 23, na que morreram mais de 50 pessoas.



Em breve nota de pesar, o ministério de Relações Exteriores indica que o Brasil se solidariza com o povo e governos filipinos por esse lamentável episódio.



O governo brasileiro reitera sua convicção de que o recurso da violência não é compatível com a natureza do debate político e com o fortalecimento da democracia, destaca a informação oficial.



Informes de imprensa procedentes de Manila referem que as autoridades filipinas apresentaram nesta quinta-feira uma demanda criminosa contra o principal suspeito do massacre ocorrido na segunda-feira última na ilha de Mindanao, na que morreram 57 pessoas.



A ação penal foi apresentada na cidade General Santos, a mais de mil quilômetros ao sul de Manila, contra Andal Ampatuan junior, quem foi transferido ao quartel geral da polícia nacional, Camp Crame.



O acusado, que negou seu envolvimento na matança, se entregou a um ajudante da presidenta Glória Macapagal Ribeiro.



De acordo com investigações, Andal Ampatuan junior, prefeito do povoado de Datu Unsay, encontrava-se à frente dos 100 homens armados que assaltaram um escritório da Comissão Eleitoral e se levaram a todo o pessoal em três caminhonetes.



Entre quem perderam a vida figuravam advogados, jornalistas e familiares diretos de Mangudadatu. A ministra de Justiça, Agnes Devanadera, junto com o promotor geral, Jovenzinho Zuno, acusaram ao principal suspeito de assassinato múltiplo e iniciaram as investigações pertinentes.



rc/ale/dcp













Restauram direito ao voto de cidadãos bolivianos



La Paz, 27 nov (Prensa Latina) A Corte Nacional Eleitoral (CNE) da Bolívia restaurou os direitos políticos de 44 mil cidadãos, dos mais 400 mil eventualmente impedidos de votar nas eleições gerais do próximo 6 de dezembro.



Segundo destaca o presidente da entidade comicial, Antonio Costas, citado hoje pela imprensa local, uma resolução de Sala Plena prevê que as pessoas nascidas dantes de 1940 (que estavam dentro da lista de observados) vão ser habilitados. "Dentro dos regulamentos de Registro Civil, permitia-se a estes cidadãos obter sua documentação com só certificado de batizo", apontou Costas.



Enquanto, milhares de pessoas inabilitadas concentraram-se nos escritórios das cortes departamentais, para apresentar seus certificados de nascimento, exigidos pela CNC para que se habilitem nas eleições, sob pena de ficar impossibilitados a exercer o voto.



"As cortes já têm o instrutivo do máximo órgão comicial para que autorizem aos cidadãos que apresentem xérox de seus certificados de nascimento (atual ou antigo)", manifestou Costas.



Afirmou que mais de 90% dos problemas dos observados se circunscreve à emissão da cédula de identidade.



Para resolver a situação, anunciou uma estratégia conjunta com a Direção Nacional de Identificação Pessoal e com o programa de Identificação Gratuita para realizar a contrastação rápida dos dados de identificação desses cidadãos.



Na passada quarta-feira, o Governo qüestionou a decisão da CNE de vetar a milhares de bolivianos por supostas deficiências no registro civil.



De acordo com o ministro de Defesa, Walker San Miguel, deve respeitar-se o direito ao voto, porque as pessoas que não têm falsificado nenhum documento de identidade têm direito a votar como o estabelece a Constituição.



O pronunciamento acontece a dois dias de que a Corte observasse a 400 mil 671 cidadãos anotados no padrão biométrico e cujas fichas têm merecido, por parte do organismo, exames que na maior parte dos casos não envolvem a vontade dos implicados.



rc/por/dcp















Convocam em Cuba a Período Ordinário de Sessões do Parlamento



Havana, 27 nov (Prensa Latina) A Assembléia Nacional do Poder Popular de Cuba (parlamento) celebrará o próximo 19 de novembro o Quarto Período Ordinário de Sessões da Sétima Legislatura.



A reunião se efetuará no capitalino Palácio de Convenções, afirma a convocação realizada pelo presidente do Parlamento, Ricardo Alarcón, e publicada hoje na imprensa nacional.



rc/ydg/dcp



















Um morto depois de acidente de helicóptero militar na Colômbia



Bogotá, 26 nov (Prensa Latina) A Força Aérea da Colômbia (FAC) confirmou hoje que um helicóptero de sua dotação se precipitou a terra quando cumpria uma missão de reconhecimento vulcanológico, com saldo de um tripulante morto e dois feridos.



As causas do acidente desconhecem-se até o momento, que ocorreu nas imediações do vulcão Galeras, no departamento fronteiriço de Nariño.



Em tanto, ao lugar dos fatos foi enviada uma comissão inspetora, a fim de adiantar as investigações e determinar a origem do acontecido, indicou a FAC.



Sobre o referido vulcão as autoridades colombianas mantêm uma estreita vigilância, depois de ser decretado na passada terça-feira alerta laranja, o qual significa erupção provável em termos de dias ou semanas e que implica a adoção de medidas preventivas.



O Galeras é considerado um dos vulcões de maior atividade no país, com uma altitude de quatro mil 276 metros sobre o nível do mar e a 700 quilômetros de Bogotá e próximo do Equador.



lma/acl/dcp





















Atingem acordo governo e trabalhadores argentinos do metrô



Buenos Aires, 26 nov (Prensa Latina) O Ministério do Trabalho e os delegados dos trabalhadores do trem subterrâneo (metrô) atingiram hoje um acordo que garante a estabilidade trabalhista e suspende por um ano os conflitos e greves por razões sindicais.



A ata subscrita entre as partes esta noite após longas horas de negociações assegura aos representantes dos empregados que o marcado hoje não vai em prejuízo das conversas sobre a inscrição de um novo sindicato exigido pelos trabalhadores do metrô.



Na reunião participaram o titular da carteira, Carlos Tomada e os delegados eleitos pelo coletivo trabalhista e representantes da empresa concessionária Metrovias.



O conflito, que nos últimos meses deixou tenso os ânimos e derivou em vários desempregos trabalhistas, tem sua origem precisamente na exigência pela criação de um sindicato próprio separado da União Transviários Automotor (UTA), à que acusam de conivência com a patronal privada.



O aspecto principal do acordo consiste nas garantias de estabilidade trabalhista para ex-delegados e delegados que não estão reconhecidos



lma/rmh/dcp





















Ministro argentino denuncia conspiração midiática



Buenos Aires, 26 nov (Prensa Latina) O ministro argentino de Planejamento, Julio De Vido, denunciou hoje aqui a existência de uma conspiração midiática enfileirada a fazer fracassar o atual modelo econômico e social impulsionado pela presidente Cristina Fernández.



"O Governo nem vê, nem crê em fantasmas; o que vê é uma conspiração midiática perfeitamente orquestrada e fundamentalmente destinada a fazer fracassar" este modelo, disse o alto oficial, citado pela agência de notícias Telam.



Este ataque não é só antigovernamental, senão também contra os empresários e os trabalhadores, opinou De Vido, quem alertou ademais sobre o que definiu como "operações midiáticas de crispação".



O ministro qualificou o atual modelo econômico argentino como de produção, de integração social, de crescimento da economia real, e em nada se parece ao do "país de 2001" que excluía a milhões de pessoas, contrastou.



lma/mpm/dcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário